Alunos da Fipp expõem game em maior festival do continente
Acadêmicos de Jogos Digitais desenvolveram a ideia do “Mega Sanduíche” durante a disciplina de Jogos Educativos, no 4º termo

Foi durante uma atividade do 4º termo do curso de Jogos Digitais da Unoeste, onde a proposta era criar um jogo baseado em critérios relacionados a uma prova da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que quatro alunos começaram a desenvolver uma ideia. Alguns meses depois, o quarteto expõe o jogo “Mega Sanduíche” no mais importante festival de jogos independentes da América Latina, o Big Festival 2018, realizado entre 23 e 30 de junho com duas sedes: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
A competição entre games nacionais e internacionais traz exposições de novos jogos selecionados, além de palestras e rodadas de negócios. Em 2017, o Big teve mais de 20 mil visitantes e, em 2018, terá 50 jogos nacionais disponíveis para o público. Um deles, o dos acadêmicos Gian Felipe Pinho dos Santos, Klisman Teixeira Vasconcelos, Robson William da Costa e Talesney dos Santos Lima. O “Mega Sanduíche” inicia sua exposição na mostra não competitiva do Paranorama Brasil Estudante, uma das atrações do Big Festival, realizada no Centro Cultural São Paulo até o dia 30 de junho.
“É uma oportunidade de ver como as pessoas reagem ao nosso trabalho. Bom para saber o que melhorar, conhecer os cenários dos jogos. Aqui jogamos games de outras equipes. Conhecemos muita gente”, explica o acadêmico Robson Willian da Costa, de Iepê (SP). Além disso, associa a participação do grupo à qualidade da graduação da Unoeste. “Mostra que o curso está funcionando bem. Aprendi muita coisa boa, tenho uma visão diferente de desenvolver jogos”, afirma o aluno que pretende continuar se atualizando. “Adquirir mais conhecimentos, me encontrei na área da programação, quero desenvolver projetos”, pontua.
O Gian Felipe Pinho dos Santos, também do 5º termo, explicou que o trabalho do grupo durou sete meses e se trata da gamificação de uma prova da OBI, que visa a imersão. “Adicionamos fases para testar a memória e os reflexos de quem está jogando”, diz. O jogo conta com atrativos e mecanismos para testar o raciocínio do jogador, por isso, ao final das fases as estatísticas geram uma avaliação. “Também está disponível uma fase específica para mudar o resultado”, acrescenta Santos, que é de Pirapozinho (SP) e está satisfeito pela oportunidade de mostrar o que aprendeu. “Estar no Big Festival divulga nosso trabalho, ainda mais agora que pretendemos nos tornar empresa”.
Ponto para a Fipp
Responsável pela disciplina e incentivadora dos alunos, a docente Cristiane Maciel Rizo ressalta a oportunidade dos acadêmicos em expor o trabalho no evento. “A Fipp está sempre buscando aperfeiçoar as práticas educacionais preparando nosso aluno. Existe uma fatia muito boa no mercado de trabalho para a área dos games educacionais”, afirma. Desta forma, o propósito oferecido com os conceitos dados em sala de aula foi alcançado. “Compreender abordagens através de jogos, conhecer os estágios do desenvolvimento cognitivo, identificar possibilidades para gamificação de cenários, entre outros”, explica Cristiane.
O game “Mega Sanduíche”
O jogo desenvolvido pelos alunos da Fipp é um exercício para a mente. Dividido em sete fases, onde cinco são avaliativas, o game apresenta na primeira etapa uma cozinha com ingredientes que são apresentados ao jogador durante uma volta de 20 segundos. O desafio seguinte exige que o jogador encontre aquele ingrediente que já viu, para poder utilizá-lo. Com os comandos, é possível, por exemplo, cortar uma cebola e fritar um frango. Sem deixar de superar novos desafios que envolvam o raciocínio.
Serviço
A exposição que possibilita conhecer o jogo “Mega Sanduíche” dos acadêmicos da Fipp segue até o dia 30 de junho no Centro Cultural São Paulo, de terça a sexta-feira, das 10h às 22h; e aos sábados e domingos das 14h às 22h.