Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Ciência da Computação



imagem Este texto foi elaborado como um primeiro curso de Álgebra Linear, desenvolvendo conceitos básicos na primeira parte e avançando para outros tópicos e aplicações na segunda parte. O texto começa com espaços vetoriais e aborda matrizes somente após transformações lineares. Isso é feito por diferentes motivos: primeiro, para que o leitor tenha tempo para digerir os conceitos abstratos apresentados inicialmente. Se a abstração é construída aos poucos, corre-se o risco de não haver tempo para que essas abstrações sejam devidamente digeridas; além disso, para não passar inicialmente a impressão de que a Álgebra Linear trata simplesmente de álgebra de matrizes reais, para que de imediato fique claro que espaços vetoriais não são necessariamente compostos apenas de tuplas (há espaços de dimensão infinita que são facilmente descritos), e também para ilustrar de imediato a natureza abstrata da Álgebra, e da sua relevância em problemas práticos: ao final do primeiro capítulo há vários exemplos de uso de espaços vetoriais em Criptografia, códigos corretores de erros e na solução do cubo mágico. Há também uma boa quantidade de aplicações ao final de todos os outros Capítulos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Nosso objetivo é de fomentar o desenvolvimento de materiais didáticos pela colaboração entre professores e alunos de universidades, institutos de educação e demais interessados no estudo e aplicação da álgebra linear nos mais diversos ramos da ciência e tecnologia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Algoritmos Teoria e Prática Thomas H. Cormen, Charles E. Leiserson, Ronald L. Rivest e Clifford Stein

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Computer Networks Fifth Edition, Tanenbaum.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Em um mundo cercado por tecnologia, torna-se cada vez mais raro encontrar material educacional lúdico e de fácil aplicação em escolas. O livro “Computer Science Unplugged” consiste em uma coleção de atividades desenvolvidas com o objetivo de ensinar os fundamentos da Ciência da Computação sem a necessidade de computadores. Uma grande vantagem dessa abordagem reside na sua independência de recursos de hardware ou software. Assim, as “atividades desplugadas” são passíveis de aplicação em localidades remotas com acesso precário de infraestrutura (i.e., sem energia elétrica ou computadores disponíveis) e podem até ser ministradas por não especialistas em computação

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Olá nobre amigo(a)! Que bom ter você aqui comigo lendo este ebook de lógica de programação para iniciantes. Meu nome é Gustavo Furtado de Oliveira Alves, sou Mestre em computação aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Engenheiro da Computação pela ETEP Faculdades e Técnico em Informática pela Escola Técnica Pandiá Calógeras. Possuo as certificações ASF, SCWCD e SCJP e trabalho com desenvolvimento de softwares desde 2007. Criei este ebook com o intuito de te ajudar a criar uma base sólida de conhecimento que te permitirá criar programas em qualquer linguagem de programação que o mercado de trabalho requisitar. Ao longo deste ebook, você aprenderá os conceitos básicos por trás da programação e será capaz de criar pequenos programas usando lógica de programação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A engenharia de software é, portanto, uma tecnologia de importância crítica para o futuro da humanidade. Devemos continuar a educar engenheiros de software e a desenvolver a disciplina para podermos criar sistemas de software mais complexos. É claro que ainda há problemas com os projetos de software. Às vezes, o software ainda atrasa e custa mais do que o esperado. No entanto, não devemos deixar que esses problemas ofusquem os verdadeiros sucessos na engenharia de software e os métodos e as tecnologias impressionantes de engenharia de software que foram desenvolvidos

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Ciência da Computação estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, visando automatizar os processos e desenvolver soluções com o uso de processamento de dados. Este livro, possibilita conhecer os elementos básicos desta ciência por meio do contato com alguns dos conceitos fundamentais desta área, apresentados nos resultados relevantes dos trabalhos presentes nesta obra, realizados por autores das mais diversas instituições do Brasil.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A matemática discreta continua sendo um elemento importante no ensino da Ciência da Computação. Desejamos oferecer aos estudantes os instrumentos para que desenvolvam um vocabulário preciso, recursos para notação, abstrações úteis e raciocínio formal — e queremos fazê-lo logo, desde o início de sua formação. Explicações claras e exatas são mais importantes do que nunca. Portanto, foi mantido o estilo simples que caracterizou as versões anteriores. Em termos de conteúdo, as "mudanças mínimas" previstas para esta terceira edição acabaram evoluindo para o que resultou nesta revisão maior. Assim, a primeira metade da segunda edição foi bastante ampliada, enquanto na segunda metade houve uma boa redução. A ampliação da primeira metade do livro se dá de duas maneiras: pela introdução de novos tópicos e por um maior detalhamento na apresentação dos tópicos já existentes, como por exemplo os referentes à lógica formal. Mesmo o estudante sem base em cálculo vai achar o material acessível, especialmente com a ajuda dos exercícios práticos e os inúmeros exemplos e exercícios novos. Por outro lado, a fim de manter o livro compatível com um curso de um semestre, alguma coisa tinha que ser eliminada. Atualmente, a maioria dos alunos de graduação tem acesso, através de cursos de teoria de computação, à maior parte do material que figurava no trecho final da segunda edição; de modo que, por enquanto, uma introdução é o suficiente

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Bem-vindo à disciplina de Introdução à Ciência da Computação do curso de Tecnologia em Sistemas de Informação da UDESC. Neste “novo mundo”, para muitos que aqui ingressaram, eis que aqui está uma das disciplinas mais complexas da primeira fase, principalmente por se tratar de algo fora do convencional, lecionado em salas de aula normais. Esta diferença dá-se justamente por se tratar da disciplina-base do curso, pois é aqui que vocês aprenderão a programar, ou seja, todo o conteúdo adquirido nesta disciplina os acompanhará para o resto de suas vidas, caso vocês permaneçam na área de programação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O público alvo desse livro são os alunos de Licenciatura em Computação, na modalidade à distância. Ele foi concebido para ser utilizado numa disciplina de Introdução à Computação, no primeiro semestre do curso.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro é destinado a alunos de cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e, sobretudo, Licenciatura em Computação. Ele tem o objetivo de apresentar os principais conceitos da programação de computadores, de modo que sua utilização é mais adequado a disciplinas introdutórias como a de Introdução à Programação. De forma alguma o presente livro tem a pretensão de cobrir todos os assuntos relacionados à área de programação. Sua principal finalidade é a de servir como guia para os alunos que estão dando os primeiros passos nessa área que é tão importante para a ciência da computação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este trabalho provém de notas de aulas que venho elaborando desde a segunda metade dos anos 80. Estas foram crescendo com o tempo,sendo que em determinadas épocas passaram por aplicações notáveis

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Redes de Computadores I Professor Luiz Carlos Pessoa Albini

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área