Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Física



imagem Este clássico da divulgação científica, divulgação que os «puristas» têm vindo, ao longo do tempo, a considerar como supérflua ou, até, impossível, foi, e continua a ser, um livro básico para a compreensão - a nível do grande público, evidentemente - da física moderna e, em particular, da teoria da relatividade. O admirável trabalho de colaboração entre Leopold Infeld e Albert Einstein, no qual a modéstia dos verdadeiros sábios não desempenha menor lugar que o seu imenso saber, veio, com efeito, abrir a muita gente perspectivas de maravilha sobre o livro cifrado que a Natureza incessantemente nos vai dando a ler!

[ Acessar Conteúdo ]

imagem As etapas de construção de uma luneta, utilizando método totalmente artesanal, são abordadas de forma aplicadas ao ensino de Física e Astronomia. O construtor habilidoso tem como resultado final um instrumento com qualidade óptica suficiente para iniciar a prática observacional do céu noturno. Além da construção da luneta, os conceitos básicos de Astronomia também são explorados, incentivando estudantes de qualquer nível de ensino a conhecer mais sobre essa ciência. OBS: NECESSÁRIO CADASTRO GRATUITO.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Apesar de visível sucesso midiático, com inúmeras reportagens sobre os avanços em estudos de materiais ligados à FMC, uma figura histórica da mais alta relevância permaneceu, praticamente, ignorada pela recente historiografia da física no Brasil - Joaquim da Costa Ribeiro. O autor mostra Costa Ribeiro como uma figura de liderança na pesquisa científica e com forte interesse em formar jovens pesquisadores, além de dedicar grande parte de sua existência ao ensino da disciplina - física

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Livro do Prof. Roberto Leon Ponczek, que descreve a imensa influência que o filósofo judeu de origem portuguesa Baruch Spinoza exerceu sobre Albert Einstein.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Partindo do pressuposto de que a multiplicidade de perspectivas e referenciais teóricos pode fomentar a compreensão da complexidade inerente às práticas educacionais, nesta obra reunimos textos que procuram pensar aspectos relacionados ao ensino de física e ao ensino de astronomia, especialmente no âmbito da formação de professores.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Física é tida pelos estudantes como uma área de conhecimento de difícil entendimento. Por exigir nível de raciocínio elevado e grande poder de abstração para entender seus conceitos, acaba-se acreditando que o conhecimento físico está distante do cotidiano das pessoas. No entanto, se olharmos para o mundo que nos cerca com um pouco de cuidado, é possível perceber que a Física está muito perto: a imagem no tubo de televisão só existe porque a tecnologia moderna é capaz de lidar com elétrons e ondas eletromagnéticas. Nossos veículos automotores são máquinas térmicas que funcionam em ciclos, os quais conhecemos e a partir deles produzimos energia mecânica necessária para nos locomovermos. O Sol é na verdade uma grande fonte de emissão de radiação eletromagnética de diferentes freqüências, algumas visíveis e outras não, sendo que muitas delas podem fazer mal à nossa saúde.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O objetivo deste manual é preparar os estudantes para que possam compreender o funcionamento dos dispositivos elétricos e eletrónicos com que são confrontados na sua experiência quotidiana e os que venham a aparecer no futuro. Este livro foi escrito como texto de apoio para a disciplina de Física 2, do segundo ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Mencione as palavras física e história na mesma frase e os olhos do leitor mediano vão perder o brilho. No entanto, a história da evolução do pensamento humano, especialmente na física, é uma crônica dramática repleta de personagens curiosos e descobertas empolgantes. O objetivo fundamental deste livro é mostrar que física e história podem ser ao mesmo tempo estimulantes e incitadoras do pensamento. Este livro apresenta o perfil de oito físicos que contribuíram de maneira relevante para a revolução que ocorreu na física no século XX e levou a toda uma nova compreensão da realidade — das leis do universo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este texto, Livro Digital de Metodologia e Prática de Ensino de Física - LDgMPEF inicialmente publicado em português e no futuro, esperamos, também em espanhol, é dedicado ao coletivo docente de Física em exercício e em formação no Brasil e em outros países, tanto ibero-americanos como outros, onde há docentes falantes destas línguas em todos os continentes, com destaque para as ex-colônias portuguesas e espanholas. O livro digital é mais uma produção acadêmica comprometida com a Formação e Prática Docentes de Professores de Física inicial e continuada, presencial e a distância, e poderá ser utilizado tanto na dimensão formativa como na profissional, pelos colegas que atuam no Ensino Médio e Ensino Fundamental de Escolas públicas, fundacionais e particulares.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A presença do conhecimento de Física na escola média ganhou um novo sentido a partir das diretrizes apresentadas nos PCN. Trata-se de construir uma visão da Física que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Nesse sentido, mesmo os jovens que, após a conclusão do ensino médio não venham a ter mais qualquer contato escolar com o conhecimento em Física, em outras instâncias profissionais ou universitárias, 2 ainda assim terão adquirido a formação necessária para compreender e participar do mundo em que vivem.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A inclusão escolar de alunos com deficiência impõe-se como tema a ser pesquisado para propor práticas adequadas à nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos. Neste livro, Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Toma como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação – Prática de Ensino – na qual futuros licenciados estruturaram e implementaram novas práticas de ensino para turmas mistas. A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área