Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Educação Física



imagem Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP). Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Em 1997 quando a professora Rossana Valéria de Sousa e Silva defendeu sua tese de Doutoramento em Educação na Unicamp sob o título Pesquisa em Educação Física: determinações históricas e implicações epistemológicas já se semeava através da problematização da área, alguns indicadores do que se colheria 15 anos após. Num espaço dinâmico mas ainda submetido a processos históricos muito arraigados, a Pesquisa em Educação Física tenta heroicamente acompanhar o avanço de outros domínios do conhecimento, incorporando elementos que a façam emancipada e desterritorializada assim como a concebeu Felix Guatari e Gilles Deleuze.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O presente documento tem por finalidade proceder à análise da Estratégia Global sobre Alimentação, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde1 (EG/OMS), em resposta à demanda da Portaria n. 596/GM do Ministério da Saúde de 8 de abril de 2004. Este documento reúne e discute, principalmente, as evidências científicas relacionadas aos objetivos, metas e recomendações da EG/OMS contidas no parágrafo 22, página 10 da Estratégia, bem como a pertinência da mesma para o Brasil. Ele é resultado da contribuição coletiva dos especialistas nas áreas de epidemiologia, medicina e nutrição designados pela referida portaria. O início do trabalho do grupo foi precedido pela declaração de inexistência de conflito de interesses por parte dos autores. A análise da Estratégia Global considerou que a mesma é um instrumento de promoção geral da saúde para populações e indivíduos, não sendo uma prescrição de tratamento para grupos especiais de risco.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Selo Literário 20 anos da regulamentação da Profissão de Educação física O Conselho Regional da Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), na sua competência da “zelar pela dignidade, independência, prorrogativos e valorização da Profissão da Educação Física e de seus Profissionais”, mantendo seus valores de comprometimento, credibilidade, ética, excelência, interesse público, justiça, legitimidade, responsabilidade social e transparência, produziu o selo Literário comemorativo dos 20 anos da promulgação da Lei nº9.696/98, composto por obras literárias com conteúdo relacionado ao campo de Educação Física, com os seguintes temas: História da Corporeidade e o Corpo; biografia de Profissional consagrado; Educação Física escolar, esporte, lutas, gestão, fitness, ginástica, lazer, avaliação física, saúde, psicologia e pedagogia aplicada. Dessa forma, além de comemorar esta data de grande importância, mantemos nosso compromisso de estimular o desenvolvimento da prestação de serviços de excelência dos Profissionais de Educação Física perante nossa sociedade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro didático público chega às escolas da rede como resultado do trabalho coletivo dos nossos educadores. Foi elaborado para atender à carência histórica de material didático no Ensino Médio, como uma iniciativa sem precedentes de valorização da prática pedagógica e dos saberes da professora e do professor, para criar um livro público, acessível, uma fonte densa e credenciada de acesso ao conhecimento.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O curso de Educação Física da UNOESTE conta com um projeto Político Pedagógico de Curso (PPC) que atende integralmente as exigências do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e é atualizado de acordo com as demandas impostas pelo desenvolvimento da sociedade. A Educação Física da UNOESTE dispõe de infraestrutura completa, que vai muito além do mínimo requerido para seu reconhecimento pelo MEC. Os laboratórios modernos, as quadras esportivas, academias, piscinas etc; permitem que o curso se mantenha atualizado com as tendências da educação, do mundo fitness e do mercado de trabalho. Por ser universidade, a UNOESTE proporciona muito mais ao aluno, pois além do ensino, também fazem parte do seu dia a dia atividades de pesquisa de iniciação científica e atividades de extensão com prestação de serviços à comunidade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem "A coletânea contempla capítulos que discutem a Educação Física a partir dos pressupostos da Educação, da Saúde e do Esporte, enquanto importante desafio do momento atual e diante dos avanços e das mudanças que se consolidaram na formação inicial em Educação Física. A obra convida a todos para a realização de futuras investigações, no sentido de concentrar esforços para o fortalecimento de núcleos de estudos e a sistematização de linhas de pesquisa."

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Neste fascículo problematizaremos o pensamento pedagógico brasileiro da Educação e da Educação Física e sua relação no/com o espaço escolar, no intuito de construirmos para a formação critica e autônoma do professor, potencializando-a na produção de um agir pedagógico capaz de articular os conteúdos presentes à cultura de movimento como os diversos saberes/fazeres atravessadores a vida cotidiana dentro e fora das escolas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem AO PROFESSOR O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Vivemos numa era marcada pela competição e pela excelência, em que progressos científicos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os jovens que ingressarão no mundo do trabalho. Tal demanda impõe uma revisão dos currículos, que orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especialistas em educação do nosso país. Assim, é com imensa satisfação que entregamos aos professores das séries finais do ensino fundamental os Parâmetros Curriculares Nacionais, com a intenção de ampliar e aprofundar um debate educacional que envolva escolas, pais, governos e sociedade e dê origem a uma transformação positiva no sistema educativo brasileiro. Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos apresentados são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros e têm a marca de suas experiências e de seus estudos, permitindo assim que fossem produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais. Inicialmente foram elaborados documentos, em versões preliminares, para serem analisados e debatidos por professores que atuam em diferentes graus de ensino, por especialistas da educação e de outras áreas, além de instituições governamentais e nãogovernamentais. As críticas e sugestões apresentadas contribuíram para a elaboração da atual versão, que deverá ser revista periodicamente, com base no acompanhamento e na avaliação de sua implementação. Esperamos que os Parâmetros sirvam de apoio às discussões e ao desenvolvimento do projeto educativo de sua escola, à reflexão sobre a prática pedagógica, ao planejamento de suas aulas, à análise e seleção de materiais didáticos e de recursos tecnológicos e, em especial, que possam contribuir para sua formação e atualização profissional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A coletânea abrange diversos temas, entre eles: as concepções da imagem corporal entre praticantes e instrutores de musculação, fisiculturistas e estudantes de Educação Física na região metropolitana de Salvador; a atividade física como fator de proteção para co-morbidades cardiovasculares em mulheres obesas; prevalência e fatores associados à inatividade física em adultos na cidade de Lauro de Freitas-BA, entre outros.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área