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Periódicos on-line

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Área: Comunicação Social: Jornalismo



imagem A Alfa: revista de linguística publica trabalhos inéditos de professores e de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. A revista edita artigos, retrospectivas, resenhas, entrevistas e traduções vinculados a todas as linhas de pesquisa em linguística. Desde seu nascimento, a Alfa tem como objetivo principal propiciar um espaço para divulgação de ideias, de propostas e de resultados de pesquisa relativos às diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos estudos linguísticos, tanto no Brasil como no exterior.

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imagem A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.

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imagem Animus é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A proposta da revista é propiciar a reflexão, a produção e a difusão do conhecimento em comunicação. Para tanto, a política editorial da revista abrange artigos acadêmicos, resenhas e traduções de pesquisa conceitual e empírica escritos em português, espanhol ou inglês das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e televisão, produção editorial, cinema e audiovisual, além dos estudos que apresentam interface com a comunicação. A revista é destinada a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes de comunicação e áreas relacionadas. Animus tem classificação B1 na avaliação Qualis/CAPES (2013-2016) e tem periodicidade semestral.

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imagem Revista de História, Cultura e Arte é uma publicação semestral do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Fomenta o diálogo interdisciplinar entre História, as Artes e a Cultura em geral. Seus eixos de interesse se apóiam nas relações entre História e distintos campos de produção cultural, como cinema, teatro, literatura, música, artes visuais, arquitetura e demais áreas das humanidades.

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imagem O LabCom.IFP é uma unidade de investigação na área de Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas da Faculdade de Letras e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), localizada na Covilhã. É apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT), uma instituição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Português. O LabCom.IFP surgiu a partir da fusão de duas unidades anteriores, nomeadamente o Laboratório de Comunicação e Conteúdo Online (LabCom) eo Instituto de Filosofia Prática (IFP).

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imagem O Periódico Cadernos de Comunicação, existente desde 1996, está associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como Foco a publicação de pesquisas da área de Comunicação e correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica. É direcionado aos pesquisadores em formação e titulados a partir de cinco seções claramente definidas (Artigos livres; Dossiês Temáticos; Comunicação de Resultados de Pesquisa; Relatos de Caso e Resenhas). São aceitos somente textos inéditos nos seguintes idiomas: Português, Inglês e/ou Espanhol. ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

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imagem A revista Caligrama é uma publicação quadrimestral publicada pelo Núcleo de Jornalismo e Linguagem, vinculada ao Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

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imagem Canva é um site que oferece acesso a guias, artigos, tutoriais e dicas de design. Possui mecanismos para desenvolvimento de layouts e materiais gráficos. Conteúdo de nível básico de acesso gratuito.

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imagem A Colloquium Socialis é um periódico científico editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com periodicidade quadrimestral, cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais. A Colloquium Vitae é uma publicação com periodicidade quadrimestral em versão eletrônica (online ISSN: 0000-0000) completa, com livre acesso, disponível na página da UNOESTE (http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cs/index), onde são realizadas também as submissões de artigos, resumo de Dissertações e Teses. Não há custos para os autores para os processos de avaliação e publicação.

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imagem A Revista possui como missão, basicamente, evidenciar que: os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como “carentes” (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes; a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados. A Comissão Editorial da Revista considera que o conhecimento dos meios passa por vários caminhos, dentre os quais se pode, sem exclusão: ensinar a fazê-los, possibilitando a todos a construção e edição desse “mundo de ilusões” de tal modo que, ao “receber” os produtos culturais, a percepção seja diferenciada, ou contar como são feitos, de tal modo que seja possível a “recepção” crítica. A primeira é uma realidade que demanda grandes investimentos, fora, portanto, do nosso horizonte; a Revista investe na segunda.

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imagem A revista C&S recebe, em regime de fluxo contínuo, artigos científicos e resenhas críticas. Os textos devem versar sobre temas relacionados aos processos comunicacionais, com ênfase em pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os meios de comunicação social, seus fluxos de produção, difusão e recepção e suas relações sócio-culturais; nos atos comunicacionais das organizações junto aos diversos públicos de interesse, nas dimensões e linguagens da divulgação do conhecimento tecno-científico e nas presentes inovações tecnológicas.

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imagem A Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades, discute a contemporaneidade levando-se em conta estudos da áreas humanísticas e artísticas de um ponto de vista interdisciplinar. É publicada semestralmente, com circulação nacional, tem qualis CAPES e é indexada pelo Sumarios.org.

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imagem Matrizes é um periódico destinado à publicação da produção científica cujo objeto de estudo é a comunicação. Acolhe trabalhos teóricos, experiências de análise e formulações conceituais sobre processos comunicativos, meios, mediações e emergências das interações na sociedade contemporânea de informação generalizada. Trata-se de um periódico aberto às reflexões sobre as transformações históricas das mediações na cultura; sobre as produções de linguagens e suas interfaces; sobre as implicações sócio-políticas das atividades implementadas, bem como de suas conseqüências cognitivas. Para isso, preserva o horizonte inter e transdisciplinar dos aportes teóricos e metodológicos do pensamento comunicacional. Espera-se, por conseguinte, redimensionar conhecimentos e tradições históricas que contribuem para definir, mapear e explorar conceitualmente os eventos comunicativos, reavivando, os compromissos que são, igualmente, parte da história do PPGCOM-ECA-USP. No limite, evidencia-se a necessidade de criar espaço de construção de uma teoria crítica e conseqüente das práticas de estudo da comunicação.

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imagem A partir de 2012, a Novos Olhares – Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, iniciou uma nova fase. A publicação foi criada em 1998 pelo Grupo de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos, coordenado pelo Prof. Mauro Wilton de Sousa, que se tornou seu editor. Até 2007, quando sua publicação foi interrompida, a revista teve 20 edições impressas, tornando-se uma das principais referências do país na área de estudos culturais. Em sua nova fase, ela passou a ser publicada exclusivamente em formato digital. O Prof. Eduardo Vicente assumiu a função de editor da publicação, que teve o seu Conselho Científico completamente renovado.

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imagem O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.

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imagem A Revista Alterjor é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), que tem como foco o jornalismo popular e alternativo. O primeiro termo se define pelas práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham, como objetivos centrais, o fortalecimento institucional de tais organizações e a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular. Com isso, Alterjor convida o leitor a pensar sobre a viabilidade da democratização da comunicação para todos os segmentos da sociedade.

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imagem A Revista Extraprensa destina-se a publicações de teor científico na área de Ciências da Comunicação, abrangendo Ciências Sociais Aplicadas, Antropologia Cultural, Etnologia, Psicologia Social, Educação (Pedagogia), Economia, Ecologia Aplicada, Filosofia, Geografia e Ciências Políticas. Entretanto, o principal enfoque que cada trabalho a ser publicado em Revista Extraprensa deve tratar de: Comunicação Social, Culturas Locais e a perspectiva de integração dos países latino-americanos.

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imagem Fruto do acúmulo de conhecimento, da experiência e da militância pelo direito à comunicação nas últimas décadas, a Lei da Mídia Democrática tem sido analisada como uma peça estratégica para a efetiva democratização do país. O documento já possui milhares de assinaturas e está levando às ruas o debate sobre a comunicação e a liberdade de expressão. O Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação prossegue na luta por um país democrático onde todos tenham acesso à informação e à comunicação.

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imagem A revista Thésis tem como meta a publicação de artigos de relevância científica decorrentes de pesquisas de caráter teórico ou empírico, análises críticas ou ensaios a partir de perspectivas teóricas e metodológicas diferenciadas, que contribuam para o avanço e a difusão de novos conhecimentos. Conquanto o foco da revista é primordialmente a área de arquitetura e urbanismo, entende-se que a ciência atual é interdisciplinar e portanto, a revista poderá aceitar contribuições de outros campos disciplinares afins.

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imagem RuMoRes – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídia Publicada por MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem.Publicação semestral da Escola de Comunicações e Artes da USP

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imagem Significação– Revista de Cultura Audiovisual é voltada para o público de pesquisadores de Cinema e Audiovisual, publica artigos dedicados ao estudo do cinema, do vídeo, da televisão, do rádio e das mídias digitais, pensando-os como um sistema diversificado de práticas e idéias que envolvem os seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão. A partir de diferentes perspectivas teóricas, examina uma variedade de objetos audiovisuais com ênfase na sua constituição e existência empírica, ocupando-se das articulações poéticas, das suas perspectivas históricas, dos significados semióticos, das expressões estéticas, da crítica e da análise histórica.

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imagem A Revista Signos do Consumo é especializada nos estudos da publicidade e da propaganda, relações públicas e nos fenômenos do mercado e do consumo, e tem como missão criar um espaço de intercâmbio de conhecimentos em rede, por meio de artigos científicos e resenhas de livros, para a comunidade científica nacional e internacional interassada em divulgar os resultados de suas pesquisas, ensaios e reflexões referentes aos estudos da área de Comunicação. Idiomas dos artigos para publicação: Português, Espanhol e Inglês.

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