Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Periódicos on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Comunicação Social: Publicidade e Propaganda



imagem Alceu é uma publicação semestral do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Seu nome é uma homenagem a Alceu Amoroso Lima, pensador, escritor e jornalista que, em 1940, participou da fundação desta Universidade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Alfa: revista de linguística publica trabalhos inéditos de professores e de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. A revista edita artigos, retrospectivas, resenhas, entrevistas e traduções vinculados a todas as linhas de pesquisa em linguística. Desde seu nascimento, a Alfa tem como objetivo principal propiciar um espaço para divulgação de ideias, de propostas e de resultados de pesquisa relativos às diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos estudos linguísticos, tanto no Brasil como no exterior.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Animus é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. A proposta da revista é propiciar a reflexão e a produção e difusão do conhecimento em comunicação. Para tanto, a política editorial da revista contempla produções das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e televisão, produção editorial, cinema e audiovisual, além dos estudos que apresentam interface com o campo. Para isso, Animus trabalha com abordagens conceituais e metodológicas, prioritariamente decorrentes de pesquisas e inéditas. Revisões de literatura serão aceitas desde que analisem o conteúdo já produzido e contribuam para o desenvolvimento do campo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista de História, Cultura e Arte é uma publicação semestral do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Fomenta o diálogo interdisciplinar entre História, as Artes e a Cultura em geral. Seus eixos de interesse se apóiam nas relações entre História e distintos campos de produção cultural, como cinema, teatro, literatura, música, artes visuais, arquitetura e demais áreas das humanidades.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Aurora é uma publicação eletrônica do Neamp – Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC – SP. No ano de 2007, o Neamp completou 10 anos de existência. A criação da Revista Aurora se dá no mesmo ano, em virtude das comemorações do primeiro decênio do núcleo e com a intenção de atender ao interesse acadêmico nas áreas de política em seus encontros com a arte e a mídia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O LabCom.IFP é uma unidade de investigação na área de Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas da Faculdade de Letras e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), localizada na Covilhã. É apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT), uma instituição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Português. O LabCom.IFP surgiu a partir da fusão de duas unidades anteriores, nomeadamente o Laboratório de Comunicação e Conteúdo Online (LabCom) eo Instituto de Filosofia Prática (IFP).

[ Acessar Conteúdo ]

imagem BRAJIS publishes original manuscripts related to Information Science and related areas, such as Library Science, Archival Science, Museology and the like. Articles must be written in proper English, Portuguese or Spanish. We cannot publish papers with poor writing, misspellings, and/or grammar mistakes. Only occasional and minor mistakes are allowed. Authors are responsible for the translation, style correction and costs.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O Periódico Cadernos de Comunicação, existente desde 1996, está associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como Foco a publicação de pesquisas da área de Comunicação e correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica. É direcionado aos pesquisadores em formação e titulados a partir de cinco seções claramente definidas (Artigos livres; Dossiês Temáticos; Comunicação de Resultados de Pesquisa; Relatos de Caso e Resenhas). São aceitos somente textos inéditos nos seguintes idiomas: Português, Inglês e/ou Espanhol.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Caligrama é uma publicação quadrimestral publicada pelo Núcleo de Jornalismo e Linguagem, vinculada ao Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Canva é um site que oferece acesso a guias, artigos, tutoriais e dicas de design. Possui mecanismos para desenvolvimento de layouts e materiais gráficos. Conteúdo de nível básico de acesso gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Colloquium Socialis é um periódico científico editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com periodicidade quadrimestral, cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais. A Colloquium Vitae é uma publicação com periodicidade quadrimestral em versão eletrônica (online ISSN: 0000-0000) completa, com livre acesso, disponível na página da UNOESTE (http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cs/index), onde são realizadas também as submissões de artigos, resumo de Dissertações e Teses. Não há custos para os autores para os processos de avaliação e publicação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem ComCiência é uma publicação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista tem publicação periódica, com duas edições anuais, voltada para as interrelações Comunicação/Cultura/Educação, e possui como missão, basicamente, evidenciar que:os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como "carentes" (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes;a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Comunicação & Informação é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Goiás. Criada em 1998, como um novo espaço de divulgação da produção científica nacional e internacional nas áreas de Comunicação e Ciência da Informação. A revista foi avaliada com Qualis B2 (avaliação de 2012), no entanto, tem-se a expectativa de melhoria na próxima avaliação da revista (prevista para 2016), visto que foram tomadas diversas medidas visando a sua qualificação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Comunicação & Inovação é uma publicação científica do Programa de Pós-graduação em Comunicação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP) - Brasil e seu objetivo é publicar trabalhos recentes, de cunho teórico ou técnico, além de conhecimentos e pesquisas desenvolvidas na área de Comunicação Social que tragam contribuições inovadoras.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Comunicação e Sociedade é uma revista científica da área das Ciências da Comunicação, tendo Moisés de Lemos Martins por Diretor/Editor. Publicada desde 1999, esta revista tem um rigoroso sistema de arbitragem científica e é publicada duas vezes por ano. Aderiu ao sistema OJS em 2012 e publica textos em português e em inglês desde 2013. O conselho editorial da Comunicação e Sociedade integra reputados especialistas das Ciências da Comunicação de diversos pontos do mundo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Comunicação, Mídia e Consumo, publicada na versão digital pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP e avaliada como Qualis A2, tem como linha editorial a abordagem de temas relevantes do campo da Comunicação, aqui entendida como processo e prática sociocultural complexa. Os artigos devem ser fundamentados, mobilizando diferentes autores de uma dada vertente teórica de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre a temática abordada. Em caso de trabalhos empíricos, além da contextualização e da etapa descritiva do material, privilegiamos artigos que apresentem uma análise teórico-interpretativa dos aspectos observados no corpus. A revista aceita textos de autores titulados como doutores, ou, de doutorando e mestrando em co-autoria com doutores. Comunicação, Mídia e Consumo trabalha em regime de fluxo contínuo. Não há deadline, portanto, para submissão de artigos (na seção de textos avulsos) e de resenhas críticas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Comunicologia, editada desde 2008 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, é um periódico científico, semestral, de acesso livre, em formato eletrônico, que tem como missão promover a reflexão e a produção científica no campo da comunicação. Publica textos inéditos decorrentes de pesquisas relacionadas à temática da comunicação, contemplando as especificidades do campo e também suas interfaces com as demais áreas do conhecimento. Refletindo as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação ao qual está vinculada, encoraja a publicação de trabalhos relacionados aos processos comunicacionais nos contextos da cultura mediática e das organizações.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Conexão - Comunicação e Cultura, do Centro de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul, editada no Curso de Comunicação Social, tem como proposta divulgar reflexões inéditas, enfatizando questões relacionadas à ética e à comunicação, à história da mídia, às tendências do setor comunicacional e suas múltiplas facetas, às discussões sobre a linguagem e à possibilidade de diálogos interdisciplinares.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura é uma publicação quadrimestral (Abril, Agosto e Dezembro) do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A Revista adota o o DOI (Digital Object Identifier) e, atualmente, é qualificada como B1 no webqualis da Capes. Contemporanea é um fórum de divulgação e discussão de pesquisas sobre os fenômenos comunicacionais contemporâneos. Opiniões e conceitos expressos nos artigos, ensaios, entrevistas e resenhas são de exclusiva responsabilidade dos autores. Publicada desde dezembro de 2003, a revista conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/PROAP).

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades, discute a contemporaneidade levando-se em conta estudos da áreas humanísticas e artísticas de um ponto de vista interdisciplinar. É publicada semestralmente, com circulação nacional, tem qualis CAPES e é indexada pelo Sumarios.org.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Cultura Visual, produzida prioritariamente na versão eletrônica, é editada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia e dedica-se à publicação de artigos, resenhas e entrevistas inéditos de autores selecionados, entrevistas, bem como textos de autores convidados pelo Conselho Editorial. Trata-se de um projeto editorial contínuo e sistemático que vem contribuindo há mais de uma década para o intercâmbio de pesquisadores e para a difusão da pesquisa em artes visuais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista e-Com recebe artigos originais, com resultados de estudos e pesquisas científicas, além de comunicações, artigos de revisão, estudos de casos e resenhas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico com periodicidade quadrimestral da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Lançada em 2004, tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de comunicação, inseridos em instituições do Brasil e do exterior.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Em Questão é uma publicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em substituição à Revista de Biblioteconomia & Comunicação, publicada no período de 1986-2000, v.1-8. É dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes das áreas de Informação e Comunicação .

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A FACES busca atender a um amplo espectro de domínios de conhecimentos, perspectivas e questões em Administração. O público-alvo das FACES é composto por um estrato relevante da comunidade empresarial – administradores, executivos, consultores e executivos de alta e média gerência, e por acadêmicos – professores, pesquisadores e estudantes de Administração e áreas afins.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Fronteiras - estudos midiáticos, publicação da Unisinos, destinada à comunidade científica da área de ciências sociais e humanas, pretende configurar-se como um espaço de discussão teórico metodológico e análise centrado em temáticas diretamente concernentes aos processos midiáticos, entendidos aqui como conjunto das práticas comunicacionais midiáticas, manifestas por meio de diferentes linguagens; sobredeterminadas pelos dispositivos técnicos: jornal, revista, rádio, cinema, televisão, fotografia, publicidade, vídeo e outros processos de produção emergentes.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem FUTURE´s mission is to disseminate intellectual production concerning future studies and corporate strategies, democratizing knowledge and unveiling novel academic researches and theoretical and empirical advances in the field of Administration.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Periódico semestral - somente em formato eletrônico - de difusão do conhecimento produzido pela Rede Intercom Júnior, publicada pela Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Inderdisciplinares da Comunicação. A revista é publicada em português, com resumos dos trabalhos em inglês e espanhol. O tí tulo abreviado da revista é Iniciacom, forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem INOVCOM - Revista Brasileira de Inovação Científica em Comunicação pretende divulgar as pesquisas que contenham resultados inovadores ou focalizem alternativas comunicacionais. Essa publicação, editada exclusivamente em formato digital, visa atender a demanda dos egressos dos cursos de graduação e estudantes dos cursos de especialização em Comunicação, bem como aos jovens profissionais atuantes no mercado de trabalho.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Intercom-RBCC é uma publicação semestral editada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), dirigida ao campo da Comunicação. Seu conteúdo é preenchido em sua maior parte por artigos científicos, respeitando a interdisciplinaridade e a abrangência temática características da área do conhecimento

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Interface – Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação eletrônica, de acesso aberto, interdisciplinar, trimestral, editada pela Unesp (Laboratório de Comunicação e Educação em Saúde – Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu), dirigida para a Educação e Comunicação nas práticas de saúde, a formação de profissionais de saúde (universitária e continuada) e a Saúde Coletiva em sua articulação com a Filosofia, as Artes, Ciências Sociais e Humanas. Priorizam-se abordagens críticas e inovadoras e dá-se ênfase à pesquisa qualitativa.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Internext, Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, é publicada quadrimestralmente pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da ESPM e se constitui como um espaço editorial aberto a toda comunidade cientifica nacional e internacional interessada na discussão de questões relativas ao desenvolvimento da área no Brasil.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Intexto, publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, reúne artigos científicos e resenhas com temáticas pertinentes à Comunicação, Informação e áreas afins. É dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes das áreas de Informação e Comunicação. É uma revista on-line de periodicidade semestral, avaliada como Qualis B2. Ela tem por objetivo discutir assuntos importantes das áreas de Comunicação e Informação, bem como difundir resultados de pesquisas científicas. Os textos submetidos precisam ser inéditos. A revista aceita artigos nacionais e estrangeiros (em inglês e espanhol) e resenhas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Dá sequência à edição impressa, publicada semestralmente, da Lumina, Revista da Faculdade de Comunicação / UFJF (ISSN 1516-0785), iniciada em julho de 1998 e concluída em dezembro de 2006. Com periodicidade quadrimestral a partir deste ano, aceitam-se artigos, resenhas, relatos de pesquisa e entrevistas sobre questões e temas relacionados ao campo de estudos da comunicação. Seus objetivos estão em consonância com os propósitos do PPGCOM/UFJF: - Pensar os meios em sua especificidade e interrogar o campo da comunicação quanto à definição de seu objeto segundo as perspectivas do pensamento científico atual, de seu enquadramento disciplinar e de suas linhas teóricas. - Articular pesquisa, ensino e prática visando refletir sobre a construção de sentidos num contexto de interfaces tecnológico-midiáticas, globais ou focalizadas. - Trabalhar com os meios buscando compreender a construção e a mutação das identidades, especialmente no âmbito da cultura. - Investigar a dinâmica dos meios e das imagens que estes geram tanto em grupos sociais quanto na sociedade em geral.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Matrizes é um periódico destinado à publicação da produção científica cujo objeto de estudo é a comunicação. Acolhe trabalhos teóricos, experiências de análise e formulações conceituais sobre processos comunicativos, meios, mediações e emergências das interações na sociedade contemporânea de informação generalizada. Trata-se de um periódico aberto às reflexões sobre as transformações históricas das mediações na cultura; sobre as produções de linguagens e suas interfaces; sobre as implicações sócio-políticas das atividades implementadas, bem como de suas conseqüências cognitivas. Para isso, preserva o horizonte inter e transdisciplinar dos aportes teóricos e metodológicos do pensamento comunicacional. Espera-se, por conseguinte, redimensionar conhecimentos e tradições históricas que contribuem para definir, mapear e explorar conceitualmente os eventos comunicativos, reavivando, os compromissos que são, igualmente, parte da história do PPGCOM-ECA-USP. No limite, evidencia-se a necessidade de criar espaço de construção de uma teoria crítica e conseqüente das práticas de estudo da comunicação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A partir de 2012, a Novos Olhares – Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, iniciou uma nova fase. A publicação foi criada em 1998 pelo Grupo de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos, coordenado pelo Prof. Mauro Wilton de Sousa, que se tornou seu editor. Até 2007, quando sua publicação foi interrompida, a revista teve 20 edições impressas, tornando-se uma das principais referências do país na área de estudos culturais. Em sua nova fase, ela passou a ser publicada exclusivamente em formato digital. O Prof. Eduardo Vicente assumiu a função de editor da publicação, que teve o seu Conselho Científico completamente renovado.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Trata-se de uma revista semestral que traz artigos, depoimentos, resenhas, entrevistas e pesquisas de especialistas conceituados nacional e internacionalmente - tanto do mercado como do meio científico - visando enriquecer as discussões das áreas de Relações Públicas (RP) e Comunicação Organizacional (CO), sejam de caráter empírico, teórico ou aplicado, sob os princípios da ética.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A PMKT - Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia resultou da realização de um propósito antigo da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, de ter uma publicação que estimulasse o desenvolvimento das pesquisas de marketing, opinião e mídia no Brasil. A PMKT é dirigida aos acadêmicos e profissionais de pesquisas de marketing, opinião e mídia que necessitam estar na fronteira dos conhecimentos dessas atividades e de seus métodos e técnicas de pesquisas e de suas aplicações. A PMKT é a única revista brasileira voltada para tratar de forma filosófica, metodológica, conceitual e técnica os aspectos das pesquisas de marketing, opinião e mídia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Pronews é uma revista de notícias e atualidades do mercado de comunicação e marketing e busca cativar o leitor a cada página. Então, delicie-se folheando uma de nossas revistas e encantando-se a cada nova edição. Boa leitura!

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Qualitas é uma revista eletrônica, de acesso gratuito, editada pela Universidade Estadual da Paraíba. Tem como missão fomentar a produção e a disseminação de conhecimento em Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Oferece artigos científicos, examinando as questões mais diversas com profundidade e senso crítico, trazendo sempre uma visão pragmática e científica dos assuntos relacionados às Ciências Sociais Aplicadas, caracteriza-se como uma revista multidisciplinar. A Qualitas aceita artigos de autores nacionais ou do exterior referentes a problemas nacionais ou internacionais, escritos em português, inglês ou espanhol.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Rastros é uma publicação Qualis/CAPES B4 dos cursos de Comunicação Social do Bom Jesus/ IELUSC. São aceitos preferencialmente artigos de mestres e doutores (mestrandos podem participar em coautoria com seus orientadores). Sua linha de pesquisa - Comunicação, linguagem e cultura - fundamenta-se na investigação teórico-metodológica dos processos de produção, circulação e consumo dos modos de comunicação, midáticos e não-midiáticos, em suas articulações complexas com a cultura contemporânea da qual fazem parte. Ao analisar os fenômenos comunicacionais da cultura, em suas distintas formas de manifestação simbólica, a linha objetiva a interpretação de seus aspectos estético-expressivos, ético-políticos e lógico-sistemáticos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) é uma publicação científica do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). A Revista, em formato eletrônico, prioriza a difusão de conhecimentos produzidos por professores, pesquisadores e cursos de Jornalismo. A cada edição, a REBEJ se propõe a reunir textos, por afinidade temática, destinados às seções de artigos, comunicações e recensões, visando divulgar e promover perspectivas críticas fundamentadas em áreas interdisciplinares do ensino de Jornalismo, tais como Jornalismo e Educação, Jornalismo e Políticas Públicas, Jornalismo e Tecnologias ou Jornalismo e Linguagem. Os artigos são de inteira responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas com a menção da fonte. Livros, artigos e revistas enviados para recensões ou notas bibliográficas não serão devolvidos, cabendo à Revista a decisão sobre sua publicação. Aceitamos permutas com outras publicações similares (links, resumos e/ou textos completos).

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Alterjor é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), que tem como foco o jornalismo popular e alternativo. O primeiro termo se define pelas práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham, como objetivos centrais, o fortalecimento institucional de tais organizações e a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular. Com isso, Alterjor convida o leitor a pensar sobre a viabilidade da democratização da comunicação para todos os segmentos da sociedade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Comunicação Midiática (ISSN 2236-8000) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista e dedica-se a publicar trabalhos originais e inéditos que abordem pesquisas sobre comunicação midiática. É dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes e aceita colaborações de doutores ou por doutores em co-autoria com doutorandos (desde que o primeiro autor seja doutor) com o máximo de três autores; as resenhas podem ser produzidas por alunos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico ou profissionalizante e doutorado), mestres e doutores.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Contracampo é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF), que visa contribuir para a reflexão crítica no campo de estudos de mídia, agindo como um espaço de circulação para pesquisa e pensamento científico. Desta forma, nossa revista é voltada para o público acadêmico, da área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase sobre a Comunicação Social. Nesse sentido é aberta à participação de pesquisadores em todo o mundo ligados à área de Comunicação e assuntos relacionados, através da publicação de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, originais ou inéditos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Extraprensa destina-se a publicações de teor científico na área de Ciências da Comunicação, abrangendo Ciências Sociais Aplicadas, Antropologia Cultural, Etnologia, Psicologia Social, Educação (Pedagogia), Economia, Ecologia Aplicada, Filosofia, Geografia e Ciências Políticas. Entretanto, o principal enfoque que cada trabalho a ser publicado em Revista Extraprensa deve tratar de: Comunicação Social, Culturas Locais e a perspectiva de integração dos países latino-americanos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Desde que surgiu, a “Revista FAMECOS: mídia cultura e tecnologia” tem como missão avançar a fronteira do conhecimento científico na área de comunicação, selecionando artigos inéditos que apresentem novidades, ideias originais, pesquisas de alto impacto na área, uniformidade na qualidade dos artigos e diversidade temática, tendo como referencial qualitativo a integridade científica dos pesquisadores. Como estratégia para atingir sua meta, a revista publica importantes autores internacionais da área, com nível de doutorado, bem como acolhe os principais pesquisadores brasileiros e explora os temas mais relevantes da Comunicação, que demonstrem elevado conhecimento do estado da arte nos seus diversos segmentos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista GEMInIS é uma publicação online e gratuita voltada para a divulgação de artigos, resenhas de obras e trabalhos sobre o contexto da convergência midiática e da produção audiovisual em múltiplas plataformas transmidiaticas, realizados por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação e do Curso em Imagem e Som da UFSCAR.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Cultura é a marca do humano na construção de um saber transformador da natureza. Donde tudo que diz respeito ao homem é cultura. Incluído o jornalismo. Por isso, depois de percorrermos os especiais de política, economia, direito (liberdade de imprensa), sociedade e diversidade, fechamos nossos 30 anos de IMPRENSA com a pauta cultural. OBS: SOLICITE OS DADOS DE ACESSO AO FUNCIONÁRIO

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista na Real - Curso de Comunicação Social UNIPAC LAFAIETE Revista Laboratório do Curso de Comunicação Social Nº 01 DEZEMBRO I 2007 I

[ Acessar Conteúdo ]

imagem RuMoRes – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídia Publicada por MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem.Publicação semestral da Escola de Comunicações e Artes da USP

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Sessões do Imaginário - Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PUCRS) criada em 1996 com objetivo de divulgar artigos, ensaios, entrevistas e resenhas sobre comunicação e a cultura contemporânea. São trabalhos de professores, pesquisadores e discentes de pós-graduação que se interessam pelos estudos do imaginário social e das tecnologias de comunicação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Significação– Revista de Cultura Audiovisual é voltada para o público de pesquisadores de Cinema e Audiovisual, publica artigos dedicados ao estudo do cinema, do vídeo, da televisão, do rádio e das mídias digitais, pensando-os como um sistema diversificado de práticas e idéias que envolvem os seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão. A partir de diferentes perspectivas teóricas, examina uma variedade de objetos audiovisuais com ênfase na sua constituição e existência empírica, ocupando-se das articulações poéticas, das suas perspectivas históricas, dos significados semióticos, das expressões estéticas, da crítica e da análise histórica.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Signo divulga estudos de caráter teórico ou aplicado na área de Letras (Literatura e Lingüística), desde que inéditos. Esses estudos podem ser no formato de artigos, resenhas ou entrevistas. A periodicidade da revista é quadrimestral. A publicação de edições temáticas fica a critério dos organizadores. A Signo não cobra dos autores taxas para submissão, avaliação e publicação dos artigos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Signos do Consumo é especializada nos estudos da publicidade e da propaganda, relações públicas e nos fenômenos do mercado e do consumo, e tem como missão criar um espaço de intercâmbio de conhecimentos em rede, por meio de artigos científicos e resenhas de livros, para a comunidade científica nacional e internacional interassada em divulgar os resultados de suas pesquisas, ensaios e reflexões referentes aos estudos da área de Comunicação. Idiomas dos artigos para publicação: Português, Espanhol e Inglês.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista do Laboratório de Media e Tecnologias de Comunicação, Dpto. de Multimeios e Instituto de Artes da Unicamp.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras e do curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e recebe artigos inéditos, resenhas e textos de criação literária para a publicação em seus três volumes anuais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Verso e Reverso é uma revista acadêmica que se dedica a construção de um espaço arbitrado de publicação para o desenvolvimento da comunidade de pesquisadores e críticos com interesse em comunicação. A revista é interdisciplinar e publica tanto trabalhos teóricos como empíricos com o objetivo de contribuir para uma compreensão da comunicação em suas relações com a sociedade, a economia, a política e a cultura.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista acadêmica Vozes e Diálogo é editada desde 1998 pelo curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Em 2011 migrou completamente para o sistema online e alterou a periodicidade para semestral, seguindo as recomendações da CAPES.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área