Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Periódicos on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Letras



imagem A Alfa: Revista de Linguística, classificada como nível A1 no sistema Qualis/CAPES, é publicada, desde 1962, com o objetivo principal de propiciar um espaço para a divulgação de ideias, de propostas e de resultados de pesquisa relativos às diferentes perspectivas teórico-metodológicas e a todas as linhas de investigação da linguística, tanto no Brasil como no exterior.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Fundada en 2012 por Julián González-Barrera, la revista Atalanta se publica en volúmenes semestrales donde tendrán cabida trabajos de investigación sobre literatura barroca hispánica, aunque se procurará, en la medida de la posible, alguna presencia de artículos sobre Historia Moderna, siempre y cuando haya una vinculación evidente con el período barroco. El único requisito para publicar es ser Doctor en alguna disciplina de las Humanidades. El Consejo de Redacción, de acuerdo con los informes confidenciales de evaluadores externos, decidirá sobre la publicación de los artículos recibidos, que deberán ser siempre originales inéditos. La lengua de la revista es el español. Ocasionalmente se admitirán artículos en inglés, italiano y francés, con la aprobación previa del Consejo de Redacción.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem El Boletín de Lingüística es una revista de aparición semestral destinada a la publicación de estudios e investigaciones de fenómenos de interés lingüístico o antropolíngüístico, con especial énfasis en el español de Venezuela y en las lenguas indígenas del país. Aspira a ser un órgano de alta calidad científica que contribuya a la difusión de los resultados del conocimiento lingüístico y antropolíngüístico profesional llevado a cabo desde los espacios académicos de la Universidad Central de Venezuela, así como de otras universidades nacionales y extranjeras.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Caderno de Letras é uma publicação científica semestral do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Desde 1982, contribui para a publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que colaboram com a reflexão teórica em literatura, linguística, tradução, outros espaços da linguagem e ensino em Letras.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Cadernos de Pesquisa é uma revista publicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de periodicidade trimestral e circulação nacional e internacional, disponibilizada no formato eletrônico. Destina-se à publicação de artigos científicos, inéditos multi/interdisciplinares, voltados para área de Educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Cognitive Linguistics presents a forum for linguistic research of all kinds on the interaction between language and cognition. The journal focuses on language as an instrument for organizing, processing and conveying information. Cognitive Linguistics is a peer-reviewed journal of international scope.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Colloquium Humanarum é um periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Educação editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos da área da Educação, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais, nos formatos de artigos originais, ensaios e resenhas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Corpus Linguistics and Linguistic Theory (CLLT) is a peer-reviewed journal publishing high-quality original corpus-based research focusing on theoretically relevant issues in all core areas of linguistic research, or other recognized topic areas. It provides a forum for researchers from different theoretical backgrounds and different areas of interest that share a commitment to the systematic and exhaustive analysis of naturally occurring language

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista de Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - DELTA é publicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP. DELTA é publicada desde 1985, com periodicidade semestral desde 1992 (com edições em fevereiro e em agosto). A revista publica estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área referente ao fenômeno lingüístico, desde que se trate de contribuições inéditas. O título abreviado da revista é DELTA, forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista doispontos é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos programas de pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento. Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Educação e Pesquisa é uma revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A partir de 2018, é editada de forma contínua em volume único anual. Aceita, para publicação, artigos inéditos na área educacional resultantes de pesquisa de caráter teórico ou empírico, bem como revisões da literatura de pesquisa educacional. Tem sido editada ininterruptamente desde 1975, originalmente como Revista da Faculdade de Educação e com o título atual desde 1999. Passa a ser uma publicação apenas on-line em 2017.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Entrepalavras, revista vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, é um periódico acadêmico-científico dedicado a divulgar trabalhos originais e inéditos de interesse da Linguística, de caráter teórico ou aplicado, produzidos por graduandos, graduados e pós-graduados de universidades nacionais ou estrangeiras.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista ENTRETEXTOS é uma publicação semestral de divulgação científica e tecnológica dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).A comissão editorial objetiva a consolidação de um espaço coerente e sólido para a disseminação de conhecimento sistematizado, por intermédio de trabalhos inéditos, sob a forma de artigos, resenhas e entrevistas, que sejam elaborados por pesquisadores das áreas de Linguagem e Significação e Linguagem e Educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é uma publicação quadrimestral do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia. A revista tem o compromisso de fomentar o debate crí­tico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artí­sticas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Fólio - Revista de Letras, vinculada ao Departamento de Estudos Linguí­sticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, propõe-se como espaço de concretização de ideias e circulação das Letras, entendida como campo de estudo e pesquisa voltado para a compreensão da atividade produtora simbólica humana. Seu objetivo é divulgar produções cientí­ficas de pesquisadores nacionais e estrangeiros nas áreas de Lí­ngua/Linguí­stica, Literatura/Teoria Literária e Estudos Aplicados, unindo disciplinas afins nas Ciências Humanas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Fragmentum é um periódico científico semestral, da área de Letras e Linguística, Qualis B2, produzido pelo Laboratório Corpus, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O periódico divulga textos originais produzidos por pesquisadores que desenvolvem, como escopo e/ou resultado de pesquisas, na Linguística, questões enunciativas e/ou discursivas que tenham por eixo diretor o campo do saber sobre a história da produção do conhecimento linguístico; na Literatura, estudos comparados que evidenciem a relação do texto literário não apenas com seu contexto de produção como também com outras artes, mídias, saberes e formas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Letras es una revista académica que publica estudios de alto valor académico sobre lingüística, literatura, enseñanza de segundas lenguas, lenguas indígenas costarricenses, semiótica y traducción; además, ofrece materiales de importancia documental para las disciplinas que competen a la Escuela de Literatura y Ciencias del Lenguaje.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem OBJETIVOS: 1. Publicar la producción científica en el ámbito de las humanidades y las artes producto de la labor de investigación realizada, fundamentalmente, en el Instituto de Investigaciones Humanísticas de la Facultad de Letras de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. 2. Institucionalizar la presencia y el valor social de las ciencias humanas a partir de la construcción de un conocimiento apoyado en instrumentos de valor científico. 3. Contribuir a la consolidación de una comunidad científica de humanistas en el ámbito peruano y latinoamericano. 4. Fomentar la investigación en el ámbito de las humanidades de modo que, a su vez, se fomente la reflexión sobre aspectos cruciales de nuestra vida cotidiana, social y política. 5. Alentar la investigación multidisciplinaria desde el ámbito de las humanidades.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Letras de Hoje é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Letras Escreve tem como objetivo tornar público as produções científicas das diversas Faculdades do Estado do Amapá, reunindo artigos e resenhas e outras produções que revelarão a qualidade das produções locais, seja em Linguística seja em Literatura, ou em Língua Estrangeira. Objetiva divulgar trabalhos de alunos de graduação e de pós-graduação na área de linguagens. Publica artigos originais e inéditos. Está aberta a colaborações do Brasil e do exterior. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e pareceristas. O prazo de recebimento das contribuições de artigos é com fluxo contínuo. Está indexada em diversas bases de dados nacionais e internacionais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Linguagem em (Dis)curso é uma publicação quadrimestral, aberta a colaboradores do Brasil e do exterior que estejam interessados em questões relativas ao campo textual-discursivo. Os trabalhos nela publicados, portanto, estão circunscritos aos objetos texto e discurso, separadamente ou em sua intersecção, e às teorias pertinentes a tais objetos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Linguagens tem como missão divulgar conhecimento produzido por docentes, discentes e demais profissionais das áreas de Letras, Artes e Comunicação. Seus objetivos são proporcionar à comunidade acadêmica um espaço de incentivo à pesquisa e à criação, nas áreas de Letras, Artes e Comunicação. Impulsionar a criação e divulgação do conhecimento proporcionado a partir do estudo, debate e trabalho científico. Incentivar o estudo e a prática de pesquisa nas áreas de Letras, Artes e Comunicação, entre o corpo discente e docente da Universidade Regional de Blumenau.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Linguagens & Cidadania é uma revista eletrônica de periodicidade anual concernente à contribuição dos estudos das linguagens para a construção das bases para a participação de professores, pesquisadores e demais profissionais da área de Letras na vida social e política do país. Abrange, pois, temáticas tais como: desenvolvimento das linguagens e suas práticas sociais; linguagens e movimentos sociais; linguagens e inclusão social; discurso e políticas de emancipação e afirmação; linguagens e formas de construção da subjetividade e identidade social; linguagens e consciência sócio-histórica; linguagens e aspectos sociais e jurídicos da profissionalização; problemas de educação e desenvolvimento das linguagens.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Línguas & Letras divulga trabalhos acadêmicos em forma de artigos e ensaios resultantes de pesquisas no campo aplicado ou teórico. O projeto atende às especificidades da área de Letras e Linguística, tendo em vista as questões de ensino/aprendizagem de línguas, questões de leitura e escrita, estudos de literatura, crítica literária e estudos das diversas linguagens artísticas articuladas aos saberes inter e multidisciplinares. A revista organiza-se a partir de dossiês e seções temáticas e voltadas aos estudos linguísticos e aos estudos literários. Contempla, ainda, uma seção variada de ensaios acadêmicos, resenhas, debates, traduções e entrevistas. As chamadas para submissão de artigos são anunciadas via editais públicos em português e em línguas estrangeiras.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Lingüística y Literatura es una publicación periódica semestral editada por el Departamento de Lingüística y Literatura de la Universidad de Antioquia. Su objetivo fundamental es publicar artículos de investigación inéditos sobre la literatura y la lingüística, escritos por especialistas, investigadores y académicos nacionales e internacionales.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Literatura Mexicana es una revista semestral de acceso abierto que se propone difundir el conocimiento de la cultura literaria mexicana, entendida ésta como los textos que la integran desde el siglo XVI hasta el presente, así como también los autores de esos textos, sus géneros, soportes, lectores y las ideas que se transmiten mediante los procesos que algunos de estos elementos ponen en movimiento. Literatura Mexicana publica artículos, rescate de textos y documentos, notas de investigación y reseñas de actualidad. Literatura Mexicana busca también crear redes de intercambio intelectual con estudiosos de diferentes latitudes y diversas áreas y enfoques teóricos. La revista se dirige a un público constituido por diferentes comunidades universitarias de México y diversos países cuyo objeto de estudio es la cultura literaria mexicana.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Literatura y Lingüística, publicación anual del Departamento de Humanidades de la universidad autónoma, Universidad Católica Cardenal Raúl Silva Henríquez. Dedicada a estimular la investigación en el campo de las ciencias del lenguaje y la teoría literaria, especialmente la relativa a la literatura chilena y al español de Chile. Está abierta a las colaboraciones de académicos de universidades nacionales y extranjeras.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Literatura: teoría, historia, crítica fue creada en 1997 por el Departamento de Literatura de la Universidad Nacional de Colombia, con el propósito de promover la relectura crítica de las obras clásicas y no clásicas de la tradición literaria y contribuir a la formación de lectores, de investigadores, de críticos y de historiadores de las literaturas. Su enfoque es disciplinar y publica artículos de investigación, reflexión o revisión, y otros textos como notas, reseñas y entrevistas que se ocupan de temas coyunturales de la comunidad académica del área, o que plantean reflexiones más generales acerca de la disciplina, en el contexto nacional, regional o internacional. En la sección de traducciones se publican artículos, ensayos y notas cuya lengua original es distinta del español, y que se destacan por su importancia en el campo de los estudios literarios o en las polémicas actuales sobre literatura.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Matraga, revista do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ, é uma publicação sênior, que acolhe artigos inéditos e resenhas, em todos os campos dos estudos literários, linguísticos e culturais, cuja temática específica é definida a cada número.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O Conselho Editorial da Revista Palimpsesto é composto por membros da comunidade universitária da UERJ e, com mais esta edição, orgulhosamente garantimos a voz do aluno-pesquisador, muitas vezes silenciada pelo excludente processo seletivo de algumas revistas. A UERJ, primeira universidade brasileira a aderir ao sistema de cotas e ao ensino noturno, acredita na educação inclusiva como caminho para o exercício da cidadania. No momento histórico atual por que passamos, com caos econômico na administração do governo do Estado, clamamos uma atenção especial aos profissionais de educação, para que possam, de maneira digna, continuar mediando “vozes”, exercitando e fazendo exercer a cidadania.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Perífrasis. Revista de Literatura, Teoría y Crítica is the journal published by the Department of Humanities and Literature at Universidad de los Andes. Both in its printed and digital (open access) versions. The goal of the journal is to publish original and unpublished articles and reviews by national and foreign authors. It has a wide scope and is open to research about different literary manifestations, new objects of study, and the multiple perspectives that have emerged within the panorama of literary studies and their transdisciplinary variants.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A "Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância" (RBAAD) é um jornal eletrônico interativo com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática da educação a distância em todos os níveis educacionais, formais e informais, e em todas as tecnologias disponíveis.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem La Revista Chilena de Literatura, fundada en 1970, depende de la Facultad de Filosofía y Humanidades, Departamento de Literatura, de la Universidad de Chile. Aparece con regularidad semestralmente, también contempla ocasionalmente números especiales de carácter monográfico. La Temática de la Revista es amplia en el campo de la investigación literaria y de las humanidades, en cuanto abarca el estudio de escritores y obras literarias y afines, tanto de Chile como del extranjero, de épocas anteriores o actuales, siempre desde una perspectiva literaria.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista de Letras tem por objetivo estabelecer um fórum de discussão acerca da literatura, dando ênfase à crítica e à teoria literária em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Áreas do saber diretamente relacionadas à teoria e crítica literária, tais como a sociologia, a filosofia, a psicanálise, também podem oferecer contribuições relevantes para os estudos literários e serão aceitos para publicação. Como um fórum de discussão sobre a literatura, a Revista de Letras não privilegia qualquer abordagem crítica ou teoria em específico, encorajando a diversidade de abordagens e enfoques teórico-metodológicos no trato com a literatura.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista publica artigos, ensaios ou resenhas inéditos, de autores brasileiros ou estrangeiros, em Língua Portuguesa e/ou em uma segunda língua (inglês, francês, alemão, espanhol). A temática é livre, aceitando artigos sob as mais diversas perspectivas teóricas, metodológicas e analíticas. Além de uma edição regular, a Revista de Letras também pode publicar números temáticos, em caráter extraordinário, com chamada de trabalhos específica.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista de Letras Norte@mentos é uma revista eletrônica, com publicação semestral, voltada aos Estudos Linguísticos e Literários, de iniciativa do Curso de Letras e do Núcleo Manuel Cavalcanti Proença, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. A revista objetiva divulgar produções científicas e produções artísticas livres, destinando espaço para publicações de diferentes IES do Brasil. Com isso, promove o debate intelectual não apenas no meio acadêmico do Norte de Mato Grosso, como também acena positivamente para as ações da pesquisa científica rumo à descentralização dos Estudos da Linguagem.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Letras é uma publicação regular do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, ligada aos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras. Foi criada em 1953 e manteve publicação anual até o número 44, quando passou a ser semestral. A partir de 2003, a revista passou a ser publicada quadrimestralmente. Ao longo desses anos conservou a característica básica de publicar artigos e ensaios sobre língua, literatura e lingüística em diversas línguas modernas, como o português, o inglês, o francês, o alemão, o espanhol e o italiano.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Linguagem & Ensino é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, classificada no sistema Qualis, a partir de 2015, como A1. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, partindo de pesquisas originais, teóricas ou empíricas – quantitativas ou qualitativas – nas áreas da linguagem e/ou de seu ensino, incluindo, por exemplo, aprendizagem e aquisição de línguas, tanto materna como estrangeira; desenvolvimento e avaliação da produção textual; aspectos sociais e psicolinguísticos da compreensão textual; formação de professores de língua materna e estrangeira; discurso pedagógico, midiático e institucional em geral; e aspectos da interação verbal e não-verbal. Não serão aceitos artigos do tipo revisão de literatura.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Vernáculo foi um projeto idealizado por alunos de graduação em História da Universidade Federal do Paraná que observaram a necessidade dos discentes em Ciências Humanas de um espaço para a divulgação de suas pesquisas. Constitui-se assim, no ano de 2000, uma revista científica de iniciação, detentora de um caráter quase inédito no Brasil, o de viabilizar um espaço para futuros profissionais das Ciências Humanas exercitar as suas práticas de pesquisa e escrita. E este é o grande propósito da revista, incentivar a produção do saber por parte dos futuros profissionais, familiarizá-los com o mundo que os cerca e que eles escolheram fazer parte, estimulando-os, assim, a buscarem e descobrirem dentro de si as suas verdadeiras vocações intelectuais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem La revista maneja temáticas que incluyen: Las tendencias teóricas y metodológicas referidas al campo de la comunicación y sus relaciones multidisciplinarias. Los modelos conceptuales, lógicos y físicos para la organización, almacenamiento, flujo, diseminación y recuperación de información y conocimiento. La fundamentación del lenguaje como disciplina y su relación con otras áreas del conocimiento. Las problemáticas sociales como la exclusión, el ejercicio de los derechos, la brecha digital, la innovación de métodos, en los que se encuentren implicados procesos, productos, usos y apropiaciones relacionados con la comunicación, el lenguaje y la información que incrementen el desarrollo social y cultural. Y las tecnologías y convergencias multimediales claves y básicas de la comunicación, el lenguaje y la información. Signo y Pensamiento es producida semestralmente por la Facultad de Comunicación y Lenguaje.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Trabalhos em Linguística Aplicada é uma publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem como objetivo a divulgação de trabalhos inéditos e que contribuam para a constante renovação e ampliação da área de Linguística Aplicada. A revista tem interesse em publicar textos que reflitam sobre a linguagem, a partir de alguns eixos: interculturalidade e identidades; educação linguística; tecnologias e redes sociais; tradução; multimodalidades e intermidialidades; antropologia linguística; políticas linguísticas; discursos e políticas.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área