Sob uma perspectiva multidisciplinar, a obra aborda temas como: finanças públicas, gestão do controle de estoque, lei da desoneração, benefícios sociais, inovações no setor público, competência de líderes de projetos, estresse educacional, lei da responsabilidade fiscal, práticas logísticas reversas, empreendedorismo inovador, direito e finança, empoderamento feminino, compras sustentáveis, dentre outras temáticas de relevância para estudantes, professores, pesquisadores e outros que possuem interesse pelas temáticas abordadas na obra.
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O desafio é superar a mais grave crise econômica de nossa história e inaugurar uma trajetória de desenvolvimento que nos garanta sustentabilidade e agregação de valores econômicos, ideológicos e sociais ao conjunto da sociedade brasileira. É romper o ciclo de crescimento, inaugurado a partir dos anos 50 do século passado, que não consegue cristalizar ganhos de renda, produtividade, inovação, integração no mercado internacional, consolidação democrática, segurança jurídica, estabilidade institucional e outros atributos indispensáveis a uma rota ascendente de incorporação de valores. De crise em crise, não estamos saindo do lugar.
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Neste trabalho eu procuro traçar um quadro da pobreza urbana no Brasil contemporâneo, com a precisão permitida pelos dados de pesquisas de amostragem de domicílios. Para isso eu utilizo da abordagem das linhas de pobreza. [trecho retirado da introdução do livro]
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Em CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 2, coletânea de nove capítulos que une pesquisadores de diversas instituições, congregamos discussões e temáticas que circundam a grande área das Ciências Sociais Aplicadas a partir de uma ótica que contempla as mais vastas questões da sociedade.
Temos, no presente volume, reflexões que explicitam essas interações. Nelas estão debates que circundam realidades de sociedades e países diversos, através de temas como reserva do possível, políticas públicas, direito à saúde, pandemia, orçamento da saúde, uberização, e-commerce, trade commerce, contabilidade de gestão, serviço de referência, além de retórica populista e nacionalista (populist and nationalist rethoric).
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O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.
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Este livro, que agora apresentamos em sua segunda edição revista, atualizada e ampliada, nasceu da convicção de que a comunicação organizacional constitui elemento vital para a construção de um universo simbólico que, aliado às políticas de administração de recursos humanos, contribui para aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da organização.
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Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.
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É possível ter serviços públicos com mais qualidade? Como gerenciar as relações no setor de modo que todos saiam ganhando? A população dispõe de meios para garantir sua cidadania, ampliando, assim, sua participação na esfera pública? Como? Em Conflitos, Eficiência e Democracia na Gestâo Pública, há respostas a estas e outras perguntas. De maneira simples, o autor discute a negociação coletiva e suas táticas. Mostra exemplos de documentos que podem ser úteis no processo.
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Gestão de Marketing é toda atividade direcionada para a satisfação das necessidades e dos desejos do consumidor, os quais são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços. Neste livro, o objetivo maior será apresentar conceitos básicos, princípios e aspectos estratégicos e tático-operacionais relacionados ao composto de marketing na gestão de uma empresa em função do ambiente como gerador de oportunidades de negócios.
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Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG-Inhumas e a Universidade Federal de Santa Maria para o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – Rede e-Tec Brasil.
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Cada negócio e decisão envolve uma certa quantidade de risco. Risco pode causar uma perda para a empresa. Isso não significa, porém, que as empresas não podem assumir riscos. Como desengajamento e aversão ao risco pode resultar em oportunidades de negócio perdidas, o que levará a um crescimento mais lento e reduzido a prosperidade de uma empresa.
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A realidade de muitas Micro e Pequenas Empresas é a falta de capital. Muitas vezes sobram ideias e projetos, mas é difícil colocá-los em prática por causa da falta de dinheiro. Outras vezes, a falta de caixa chega a prejudicar as operações da empresa. Este e-book mostra que problemas como esses podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. Para isso, apresenta assuntos como movimento de caixa, fluxo de caixa, plano de contas financeiro, capital de giro, análise e controle de estoques.
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Os assuntos abordados neste livro, voltado à gestão financeira e de riscos em inovação, estão relacionados a três grandes funções financeiras: investimentos, financiamentos e o resultado – lucro ou prejuízo –, obtido por meio da operação. A obra ressalta a importância do conhecimento mínimo de contabilidade gerencial para que os empreendedores possam analisar a saúde financeira da empresa.
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O livro "Gestão, mediação e uso da informação" vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes.
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Esta obra apresenta uma proposição de 218 indicadores de gestão para o varejo alimentício, especificamente o supermercado. Trabalhar com indicadores ajuda o gestor a executar seu planejamento de maneira sustentável e atenta com a dinâmica de metas e processos que englobam o seu negócio. Resultado de dois anos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica do Senac Santa Catarina, o livro oferece contribuições importantes e de cunho prático a atuação neste ambiente, principalmente quando vislumbra a aplicabilidade de todos esses indicadores em cada departamento ou setor de seu supermercado.
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O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.
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Este livro, quase um manual introdutório, quase uma antologia pela sua própria natureza, é destinado tanto aos estudantes de Administração como a todos aqueles que necessitam de uma base conceitual e teórica indispensável à prática administrativa. Esta edição foi totalmente revista, ampliada e atualizada. Esperamos que este livro seja bastante útil na formação e na consolidação dos administradores de hoje e de amanhã.
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Diversos ambientes administrativos do Instituto Federal de Sergipe estavam implementando iniciativas isoladas de Gestão por Processos, mesmo que não conhecessem a abordagem estruturada. Com anseios de promover a modernização da gestão, foi montada uma comissão composta por servidores técnico-administrativos de áreas estratégicas para conduzir esse padrão, aperfeiçoando-o às características internas do Instituto. Desta forma, esse Manual de padronização servirá como base para a consolidação da maneira como o IFS aplica a Gestão por Processos em seu dia a dia.
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Técnicas para planejar e administrar um restaurante, minimizando as possibilidades de fracasso e transformando-as em possibilidades de sucesso. Para quem pensa em ter um restaurante, para quem já o tem, para os que se dedicam ao tema na intenção de profissionalizar-se, esse é um livro de consulta obrigatória.
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