CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Periódicos on-line

História- Presencial e EAD


[Voltar para Áreas]



Alea: Estudos Neolatinos

Alea: Estudos Neolatinos

Alea: Estudos Neolatinos foi criada em 1999 com o objetivo de constituir um instrumento de intercâmbio de pesquisas entre o Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas e os demais Programas de Pós-Graduação do país, estimulando assim o debate entre pesquisadores - docentes e discentes - e, ainda, entre a sociedade e a academia. Como objetivo ao longo prazo, almejava igualmente o Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas um intercâmbio mais estreito com universidades estrangeiras que trouxessem por um lado informações e subsídios a respeito das literaturas e culturas neolatinas pesquisadas e ensinadas em nossa universidade, e que, por outro, pudessem tomar conhecimento das pesquisas que a universidade brasileira faz com tanta seriedade em torno das literaturas estrangeiras modernas, sobretudo aquelas ligadas às culturas hispânicas e às culturas de língua francesa e italiana.

[ Acessar Conteúdo x]

Ambivalências

Ambivalências

A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.

[ Acessar Conteúdo x]

Anais de Filosofia Clássica

Anais de Filosofia Clássica

Os originais de artigos, traduções e resenhas submetidos à revista são encaminhados aos editores-chefe para uma análise preliminar, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação etc.), assim como a sua pertinência à temática da revista. A revista Anais de Filosofia Clássica adota a política de avaliação cega por pares (double blind peer review). Após a avaliação preliminar, a submissão é enviada incógnita à apreciação de dois pareceristas integrantes do Conselho Editorial ou consultores “ad hoc” de instituições diferentes entre si e em relação à do autor da submissão. Os pareceristas da AFC são todos professores doutores do quadro permanente de instituições de ensino e pesquisa, do Brasil e do exterior, nas áreas relacionadas à Filosofia Antiga e aos Estudos Clássicos. O nome dos avaliadores não é, em hipótese alguma, divulgado aos autores cujos trabalhos estão sob avaliação.

[ Acessar Conteúdo x]

ArtCultura

ArtCultura

A revista ArtCultura é uma publicação semestral do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Fomenta o diálogo interdisciplinar entre História, Arte e Cultura, e seus eixos de interesse se apóiam nas relações entre História e distintos campos de produção cultural, como cinema, teatro, literatura, música, artes visuais, arquitetura e demais áreas das humanidades. O planejamento editorial obedece tanto à escolha de temáticas definidas pelos conselheiros como leva em consideração as contribuições recebidas, que evidentemente são as mais variadas possíveis. Aproximando, assim, diferentes textos, contextos e autores, procuramos editar trabalhos que, de múltiplas formas, tragam à tona subjetividades distintas e leituras diferenciadas.

[ Acessar Conteúdo x]

Cadernos Pagu

Cadernos Pagu

Cadernos Pagu – publicação quadrimestral interdisciplinar – aceita artigos de distintas áreas do conhecimento (Antropologia, Ciência Política, Comunicação, Direito, Educação, História, História da Ciência, Letras e Linguística, Psicologia, Saúde Coletiva, Sociologia, entre outras), que, considerando as articulações entre gênero e outras diferenças (raça/etnia, cultura, classe, idade/geração, sexualidade e outras), estabeleçam um diálogo com teorias de gênero e feministas, bem como contribuam na ampliação do conhecimento desse campo de estudos. Os artigos devem considerar as relações das problemáticas tratadas com os contextos sociais e políticos nos quais elas se situam. É igualmente importante o diálogo com autoras/es de diversas origens. São bem-vindas contribuições em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

[ Acessar Conteúdo x]

Ciências Sociais e Religião

Ciências Sociais e Religião

Ciências Sociais e Religião é uma revista do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É uma revista eletrônica vinculada à Associação de Ciências Sociais da Religião da América Latina (ACSRAL). É publicado regularmente desde 1999, com o objetivo de divulgar e atualizar estudos regionais focados nas dimensões sociais e culturais do fenômeno religioso. Juntamente com a ACSRAL, a revista apresenta-se como um espaço de discussão acadêmica sobre os principais problemas contemporâneos no estudo sociológico e antropológico da religião, especialmente nos países latino-americanos. A revista publica continuamente dossiês temáticos, artigos gratuitos e resenhas bibliográficas. Também organiza números especiais vinculados ao evento acadêmico representativo da ACSRAL, a Conferência de Alternativas Religiosas na América Latina, realizada a cada dois anos em um dos países membros da Associação.

[ Acessar Conteúdo x]

Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos

Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos

CLASSICA é um periódico arbitrado, de caráter científico e cultural, editado pela Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) desde 1988. CLASSICA se destina à divulgação de trabalhos originais e inéditos que tenham por escopo os vários aspectos das culturas da Antiguidade clássica, sem, no entanto, excluir outras sociedades antigas do Velho Mundo. Sua ótica é diversificada e interdisciplinar, promovendo o constante diálogo entre a História, a Literatura, a Antropologia, a Arqueologia, a Linguística, as Artes e a Filosofia.

[ Acessar Conteúdo x]

Codex

Codex

A Codex - Revista de Estudos Clássicos é um periódico dedicado à publicação de trabalhos inéditos desenvolvidos na área de Estudos Clássicos e tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área, além do público interessado na área em geral. É um periódico semestral online, com avaliação cega de pares, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e vinculado ao Pipgla - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e ao Proaera - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade.

[ Acessar Conteúdo x]

Colloquium Humanarum

Colloquium Humanarum

A Colloquium Humanarum é um periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Educação editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos da área da Educação, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais, nos formatos de artigos originais, ensaios e resenhas. A Colloquium Humanarum é indexada em bases de periódicos nacionais e internacionais, e conveniada ao CrossRef, contando com o número identificador de objetos digitais (DOI) e Qualis CAPES.

[ Acessar Conteúdo x]

CONTEMPORÂNEA - REVISTA DO PPGART/UFSM

CONTEMPORÂNEA - REVISTA DO PPGART/UFSM

Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM, ISSN 2595-5233, é uma publicação semestral. Pretende ser um espaço de produção de conhecimento, discussão e divulgação de pesquisas em História, Teoria e Crítica da Arte e em Poéticas Visuais, em diálogo com outras áreas de conhecimento como música, cinema, literatura, artes cênicas, dança e ciências humanas. Tem interesse em publicações resultantes do pensamento de artistas, historiadoras/es, intelectuais, filósofas/os e/ou teóricas/as, e de revisões de literatura e traduções de obras relevantes para as artes, que contribuam tanto para uma análise do campo, como para a atualização das artes no âmbito local e global.

[ Acessar Conteúdo x]

Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade

Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade

A Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, vinculada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História e ao Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é uma revista acadêmica, e temática, que se propõe discutir a História e sua integração com os diversos ramos do conhecimento. As temáticas são propostas a cada semestre, inserindo a História em um diálogo amplo e dando-lhe o tom do transdisciplinar. Esses estudos não se fecham apenas à cidade de São Paulo, mas, ao contrário, se ampliam da Cidade Clássica à Cidade Contemporânea. Suas contribuições são excelentes possibilidades de ampliar o diálogo dentro da Historiografia Contemporânea.

[ Acessar Conteúdo x]

Diálogos

Diálogos

A Revista Diálogos: linguagens em movimento é um veículo de divulgação dos resultados das pesquisas científicas dos membros dos Grupos de Estudo REBAK e REBAK Sentidos. A revista tem como objetivos publicar e divulgar os trabalhos científicos produzidos pelos componentes dos grupos, bem como, de acadêmicos de pós-graduação de outros grupos de pesquisa do Brasil e de outros países e a socialização desses trabalhos com discentes e docentes de programas de pós-graduação de diversas instituições de ensino superior do país. Esta revista tem formato online e pretende realizar publicações semestrais.

[ Acessar Conteúdo x]

É: Revista Ética e Filosofia Política

É: Revista Ética e Filosofia Política

A revista Ética e Filosofia Política começou como “PHI-BRA”, no ano de 1985. A partir do 2º semestre de 1988, passou a ser intitulada “Comunicações Filosóficas” e, a partir do 2º semestre de 1996, “Ética e Filosofia Política”, recebendo artigos, ensaios, resenhas, comunicações e relatórios de pesquisa de caráter interdisciplinar, mais precisamente, filosófico e jurídico, com interfaces na epistemologia das ciências humanas e sociais aplicadas. As edições estão em estrita conexão com as áreas de concentração dos programas de pós-graduação em Filosofia, em Ciência da Religião e em Direito da UFJF.

[ Acessar Conteúdo x]

Economia e sociedade

Economia e sociedade

O periódico Economia e Sociedade tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da reflexão crítica em temas de amplo interesse nas áreas de teoria econômica, economia aplicada, história do pensamento econômico e história econômica. Desde sua criação, em 1992, a revista acolhe a produção heterodoxa inspirada, sobretudo, pelas tradições de Marx, Keynes, Kalecki e Schumpeter, bem como pela reflexão latino-americana sobre desenvolvimento econômico. A revista, que é publicada pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas desde 1992.

[ Acessar Conteúdo x]

Ensaios de História

Ensaios de História

Desde o ano de 1996, o curso de graduação (bacharelado e licenciatura) em História da Universidade Estadual Paulista campus Franca possui a revista Ensaios de História, fundada pelos graduandos em História e cujo espaço de publicação volta-se a graduandos de diversas instituições de Ensino Superior. É notável o prestígio alcançado pela revista, que ao longo desses mais de dez anos tem seus exemplares disponíveis em cento e cinco instituições cadastradas, dentre as quais cinco do exterior. Além disso, é uma das poucas publicações no meio acadêmico que tem como foco a publicação de graduandos.

[ Acessar Conteúdo x]

Estudos Anarquistas e Decoloniais (READ)

Estudos Anarquistas e Decoloniais (READ)

O objetivo da Revista de Estudos Anarquistas e Decoloniais (READ) é colaborar à publicização de pesquisas academias críticas, tratando tanto de temas decoloniais e anarquistas no âmbito das Ciências Humanas: História das culturas e dos saberes negros e indígenas, resgate do comunalismo africano e das organizações sociais indígenas antes e após a colonização; perspectivas teóricas decoloniais; criticas aos princípios do colonialismo, da colonialidade/modernidade e do capitalismo; história do anarquismo; filosofias anarquistas e libertárias; estudos sobre prisões e abolicionismo penal; revoltas, revoluções, ações diretas e insurgências populares, com especial ênfase para 2013 no Brasil e congêneres pelo mundo; sindicalismo revolucionário, anarcossindicalismo; história do inssurrecionalismo; papel dos trabalhadores e dos direitos trabalhistas; educação e pedagogia libertária; crítica do Estado, do capitalismo, das plutocracias, de todo tipo de autoridade; pesquisas sobre mídia e o papel exercido pelos oligopólios de comunicação de massa; propostas de organizações socialistas, horizontais, autogestionárias, federativas; estudos que denunciem as opressões/governanças sociais: racista, patriarcal, sexual, acadêmico-científica, religiosa, capitalista, oficialista, da estética-produtiva, xenofóbica, antropocêntrica; estudos sobre veganismo e especismo; pesquisas sobre as opressões sobre as comunidades LGBTQIA+ e a busca pela libertação de suas opressões; pesquisas sobre a cultura popular insurgente e/ou contestadora; estudo sobre história dos povos principalmente oriundos da América Latina e África; todo tipo de estudo que tenha como lente o instrumental teórico anarquista, libertário e/ou decolonial e colabore para a emancipação social e/ou colabore para a crítica do status quo.

[ Acessar Conteúdo x]

Faces de cilo

Faces de cilo

Faces de Clio (e-ISSN: 2359-4489) é um periódico eletrônico do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora, fundada em 2015. A revista tem periodicidade semestral e possui como eixo central publicar artigos, ensaios, projetos de pesquisa, resenhas, entrevistas e dossiês referentes ao campo da História. Tem como norte estabelecer um espaço de debate historiográfico que contemple a produção cientifica atual em sua diversidade teórico-metodológica e temática, com foco da área de História.

[ Acessar Conteúdo x]

Gaia

Gaia

A Gaia retorna com uma perspectiva diferente. Primeiramente, ela pretender abarcar as produções mais tradicionais de um periódico científico, com a publicação de artigos, resenhas e traduções de artigos específicos da área ou de documentos escritos. No entanto, sua grande novidade é o espaço que ela, a partir de então, abre para outras linguagens contemporâneas que são muito importantes para fomentar e divulgar os estudos sobre a Antiguidade, como relatos de projetos de extensão e de produtos de História Pública, modalidades do fazer histórico que vêm ganhando um espaço importante nas universidades como forma de divulgação e troca mais ampla de conhecimento entre centros mais tradicionais de produção científica e a sociedade; entrevistas com pesquisadores da área, que poderão trazer contribuições de especialistas de forma bastante direcionada e fora dos padrões mais rígidos de um artigo; análise de fontes, que será um espaço didático interessante no qual o discente poderá apresentar uma fonte e analisá-la, seja uma moeda, um texto, uma lápide, etc.; produtos de sala de aula, um espaço aberto para divulgação de atividades de ensino sobre a Antiguidade, visto que essa perspectiva traz contribuições ao intenso e necessário diálogo entre a pesquisa acadêmica e o saber didático; e, por último, a antiguidade e as ferramentas virtuais, um espaço importante de divulgação de sites, blogs, plataformas de pesquisa e aplicativos relacionados ao estudo da Antiguidade.

[ Acessar Conteúdo x]

História e Cultura

História e Cultura

História e Cultura (ISSN: 2238-6270 - Qualis A3) é uma publicação eletrônica semestral, com números regulares anuais em julho e em dezembro, editada por discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), programa interunidades entre a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do câmpus de Franca e a Faculdade de Ciências e Letras do câmpus de Assis, com sede na cidade de Franca, São Paulo, Brasil. Este periódico tem como objetivo principal divulgar pesquisas de pós-graduandos das diversas áreas do conhecimento, privilegiando aquelas que sejam de interesse ao campo da História ou que apresentem uma perspectiva historiográfica. A História e Cultura publica trabalhos de autoria de pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação, em âmbito nacional e internacional, buscando proporcionar aos leitores um panorama do que vem sendo estudado atualmente no país e no exterior. Dessa forma, a História e Cultura tenta alcançar um público leitor que compreenda pesquisadores dos mais diversos níveis: graduandos, pós-graduandos, doutores e professores. A estruturação da revista admite tanto a publicação de dossiês temáticos quanto artigos livres, notas de pesquisas, resenhas, entrevistas e traduções.

[ Acessar Conteúdo x]

História: Debates e Tendências - HDT

História: Debates e Tendências - HDT

A revista História: Debates e Tendências - HDT é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF). A revista tem como objetivo publicar, por meio de textos inéditos, resultados de pesquisas nas áreas de História e afins . HDT destina-se à comunidade de pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Sociais, vinculados a instituições de ensino superior e a centros de pesquisa do país e do exterior.

[ Acessar Conteúdo x]

História: Questões & Debates

História: Questões & Debates

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

[ Acessar Conteúdo x]

Intelligere, Revista de História Intelectual

Intelligere, Revista de História Intelectual

Intelligere, Revista de História Intelectual é um periódico científico quadrimestral, eletrônico, quadrilingue (português, espanhol, francês e inglês) dedicado aos estudos de História Intelectual e História das Ideias. Criado em 2015 por iniciativa do Grupo de Pesquisa em História Intelectual, do Departamento de História da Universidade de São Paulo, Intelligere conta com um amplo conselho científico, formado por pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do exterior.

[ Acessar Conteúdo x]

Labor e Engenho

Labor e Engenho

Escopo: Difundir a engenharia e a ciência aplicadas ao desenvolvimento territorial, por meio de artigos técnico-científicos que abordem valores locais de determinada região e, além disso, reconheçam esses valores como recursos para se atingir a resiliência e a sustentabilidade. São nossas metas: Valorizar o trabalho (labor) e a inovação (engenho) resultantes da pesquisa acadêmica ou da experiência profissional; Destacar processos produtivos ou culturais que integram sistemas hídricos e territoriais; Promover a resiliência e a sustentabilidade desses processos e sistemas a partir da conservação do patrimônio e da paisagem visando o desenvolvimento local; Disponibilizar conhecimentos específicos sobre planejamento urbano e rural, ordenamento do território e gestão das águas (sistema cidade-campo), gestão integrada de uma bacia hidrográfica, dos seus recursos hídricos e territoriais. Objetivos: Publicar artigos de excelente qualidade, submetidos e acessados sem custos para autores e leitores, no idioma português, espanhol ou inglês, integrando as áreas da engenharia para o ordenamento territorial e o desenvolvimento local e regional sustentável.

[ Acessar Conteúdo x]

Mouseion

Mouseion

A Revista MOUSEION do Museu e Arquivo Histórico La Salle publica ensaios, artigos, resenhas e notas de pesquisa, edita entrevistas, veicula resumos de dissertações e teses, bem como reproduz documentos e imagens relativos aos seus temas de interesse, os quais são citados a seguir: memória social; cultura; identidade; patrimônio cultural; educação patrimonial; museus; museologia; museografia; arquivos históricos; centros de documentação histórica; gestão, preservação e restauração de acervos; exposições; gestão cultural; economia da cultura; turismo cultural e outros temas afins.

[ Acessar Conteúdo x]

Outros Tempos - Pesquisa em Foco

Outros Tempos - Pesquisa em Foco

A Revista eletrônica de História Outros Tempos – Pesquisa em Foco publicada pela Universidade Estadual do Maranhão –UEMA Outros Tempos traz textos reunidos em sessões dedicadas a temas livres, dossiês temáticos, resenhas e destina um espaço a entrevistas com pesquisadores relacionados às áreas humanas. Fundada em 2004 pelo curso de História da UEMA, a Outros Tempos é mantida pelo curso de História e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEMA. A política editorial da Outros Tempos é divulgar as pesquisas na área de História, fomentar discussões acadêmicas entre docentes, discentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de possibilitar o acesso do público de aéreas congêneres ao conhecimento produzidos por investigadores vinculados ao sistema nacional de pós-graduação. Desde a sua fundação, a revista se constituiu em um espaço de natureza transdisciplinar agrupando a divulgação de resultados da pesquisa histórica, textos sociológicos, antropológicos e de outras áreas das Ciências Humanas.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista Arqueologia Pública

Revista Arqueologia Pública

A Revista de Arqueologia Pública (RAP) é uma publicação on-line do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte, LAP, sediado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/Unicamp), fundada em 2006, e tem como objetivo divulgar a produção acadêmica na área da Arqueologia Pública, com uma proposta interdisciplinar com Patrimônio e a Memória. Publica artigos inéditos e/ou traduzidos, ensaios, resenhas, documentos e textos oriundos de publicações fora de catálogo.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista Brasileira de História & Ciências Sociais

Revista Brasileira de História & Ciências Sociais

A RBHCS é uma revista eletrônica de periodicidade semestral que busca promover o diálogo mais próximo entre a História & as Ciências Sociais, não objetivando que Historiadores façam trabalhos de Cientistas Sociais, nem o inverso, mas sim que as áreas do conhecimento sejam enriquecidas pelo diálogo oriundo das trocas de conhecimento e experiência. Este periódico eletrônico possui quatro grandes eixos temáticos: Arqueologia/Antropologia, Historiografia & Teoria Social, Pensamento Social Brasileiro e Reflexões sobre a Antiguidade, a Modernidade e a Contemporaneidade. Possuindo quatro seções para a publicação de trabalhos: Artigos, Resenhas & Transcrições e Dossiê Temático, possuindo também um espaço para publicação de pesquisas em andamento ou já concluídas no Informe de Pesquisas.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista Brasileira de História da Educação

Revista Brasileira de História da Educação

A Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Sediada atualmente na Universidade Estadual de Maringá e publicada trimestralmente, a RBHE tem o objetivo de divulgar a produção científica nacional e internacional sobre História e Historiografia da Educação, que se revele de interesse para as grandes áreas de pesquisa em Educação e em História, abrindo novos horizontes de discussão e estimulando debates interdisciplinares.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS

Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS

A Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS se constituiu em 1989 como um Boletim Informativo (com 3 páginas) e, desde 2000, como um Caderno de Pesquisa do Programa da Pós-Graduação em História da UFU (com aproximadamente 50 páginas). O objetivo do periódico é veicular resultados parciais de investigações na área das ciências humanas, além de experiências em preservação e restauro do patrimônio cultural, arquivo de documentos, uso de fontes orais, História Local, incorporando os trabalhos de alunos (as) do Mestrado em História /UFU, de integrantes do CDHIS e de outros (as) pesquisadores (as) nacionais e internacionais.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista Crítica Histórica

Revista Crítica Histórica

A Revista Crítica Histórica é uma publicação semestral do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) dos cursos de História da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo principal é divulgar a produção historiográfica em geral com ênfase em pesquisas originais e articular a troca de informações junto a outros pesquisadores da região e do país. Com isso, quer-se criar um veículo democrático para o debate e a reflexão crítica sobre os temas históricos de interesse regional e nacional.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista de Economia Contemporânea

Revista de Economia Contemporânea

A Revista de Economia Contemporânea (ISSN 1980-5527) é um periódico eletrônico de fluxo contínuo editado pelo Instituto de Economia da UFRJ. Sua missão é promover o debate e o diálogo entre as distintas correntes teórico-metodológicas hoje ativas na expansão da fronteira do conhecimento no campo da Economia, por meio da publicação de artigos acadêmicos originais e inéditos em temas variados da análise econômica, especialmente os que sejam relevantes para a economia do Brasil e da América Latina.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s)

Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s)

A Revista Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s) é a Revista Eletrônica dos discentes da Graduação e do Mestrado de História da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Campus do Itaperi – Fortaleza-CE. Trata-se de um periódico científico quadrimestral que tem como objetivo contribuir e divulgar a produção historiográfica e de áreas afins realizadas por historiadores, pesquisadores, professores, especialistas, mestres, doutores, pós-graduandos e graduandos.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista Eletrônica Discente História.com

Revista Eletrônica Discente História.com

A Revista Eletrônica Discente História.com, é fruto de um projeto idealizado por cinco estudantes de História do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Esse projeto visa a divulgação da produção acadêmica dos discentes do curso de História, e tem como principais objetivos a publicação e divulgação dos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes de graduação e pós-graduação, mestres e doutores das diversas instituições de ensino superior do país.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista Estudos Libertários

Revista Estudos Libertários

O objetivo da Revista Estudos Libertários é preencher uma lacuna editorial brasileira no que concerne à publicização de pesquisas academias críticas, tratando tanto de temas anarquistas quanto anticoloniais, decoloniais, contra-coloniais, em suma, antirracistas, antipatriarcais, anticapitalistas e antieurocêntricos. Assim, interessa-nos pesquisas no âmbito das Ciências Humanas que trate da História das culturas e dos saberes negros e indígenas, resgate do comunalismo africano e das organizações sociais indígenas antes e após a colonização; criticas aos princípios do colonialismo, da colonialidade/modernidade e do capitalismo; história do anarquismo; filosofias anarquistas e libertárias; estudos sobre prisões e abolicionismo penal; revoltas, revoluções, ações diretas e insurgências populares, com especial ênfase para 2013 no Brasil e congêneres pelo mundo; sindicalismo revolucionário, anarcossindicalismo; história do inssurrecionalismo; papel dos trabalhadores e dos direitos trabalhistas; educação e pedagogia libertária; crítica das plutocracias, de todo tipo de autoridade; pesquisas sobre mídia e o papel exercido pelos oligopólios de comunicação de massa; propostas de organizações socialistas, horizontais, autogestionárias, federativas; estudos que denunciem as opressões/governanças sociais: racista, patriarcal, sexual, acadêmico-científica, religiosa, capitalista, oficialista, da estética-produtiva, xenofóbica, antropocêntrica; estudos sobre veganismo e especismo; pesquisas sobre as opressões sobre as comunidades LGBTQIA+ e a busca pela libertação de suas opressões; pesquisas sobre a cultura popular insurgente e/ou contestadora; estudo sobre história dos povos principalmente oriundos da América Latina e África; todo tipo de estudo que tenha como lente o instrumental teórico anarquista, libertário e/ou decolonial e colabore para a emancipação social e/ou colabore para a crítica do status quo.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista História, Sociedade e Educação no Brasil

Revista História, Sociedade e Educação no Brasil

A Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).

[ Acessar Conteúdo x]

Revista Locus

Revista Locus

A Locus: Revista de História é um periódico com publicação semestral, baseada nos princípios do livre acesso. O foco primário da revista é área de História, estando aberta também para contribuições relevantes de outras áreas das Ciências Humanas a partir de análise editorial. A revista tem a missão de promover o enriquecimento do debate acadêmico, além de servir como meio de divulgação a um público mais amplo. Pauta-se pela avaliação anônima e criteriosa para atingir tal objetivo, garantindo a maior neutralidade possível dos pareceres e a seleção de textos de qualidade sobre a temática. Dessa forma, não restringe teórica ou metodologicamente as propostas, garantindo isonomia nas apreciações.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista Resgate

Revista Resgate

Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura é um periódico de publicação contínua, criado em 1990 e editado em formato eletrônico a partir de 2010, que se dedica à divulgação de resultados de pesquisas nas áreas das Ciências Humanas e das Artes. Dentro desse escopo, a revista publica dossiês temáticos, artigos, ensaios, entrevistas e resenhas que contribuam para aprofundar discussões acadêmicas e que tenham potencial de atingir e sensibilizar o público em geral. A revista é aberta à publicação em línguas portuguesa, espanhola e inglesa, de autores da comunidade acadêmica nacional e internacional.

[ Acessar Conteúdo x]

Revista USP

Revista USP

Revista USP tem por finalidade publicar artigos sobre Ciências e As Humanidades, divulgando, de modo geral, a Cultura. Não se enquadra em seus objetivos a publicação de artigos científicos especializados. Em cada edição há um assunto em destaque na seção Dossiê, o carro-chefe da revista. Outras seções compõem a Revista USP, como Homenagem, normalmente dedicada a personalidades em evidência ou recém-falecidas. A seção Textos, composta por uma miscelânea de artigos, pode incluir desde ensaios de física e bioquímica até crítica literária e religião. E há ainda a seção Livros, em que são analisados os lançamentos mais recentes ou obras de vulto.

[ Acessar Conteúdo x]

Teoria e Cultura

Teoria e Cultura

Teoria e Cultura é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, destinada à divulgação e disseminação de textos na área de Ciências Sociais (antropologia, ciência política e sociologia), estimulando o debate científico-acadêmico. O projeto editorial contempla artigos científicos, verbetes, ensaios, resenhas, entrevistas, fotografias e traduções de textos da área de ciências sociais. A revista publica predominantemente em português e é aberta a outras línguas, havendo justificativa editorial. A revista está classificada, de acordo com a atual avaliação da CAPES, como QUALIS B1. Todos os artigos científicos publicados em Teoria e Cultura estão licenciados sob a Licença Creative Commons (CC BY 4.0; Attribution 4.0 international )

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 62 itens.
Alguma mensagem