Gestão educacional é debatida com experientes educadoras
Discussão sobre gestão educacional para além dos muros reúne em roda de conversa duas experientes educadoras: a coordenadora pedagógica institucional da Unoeste, Darcy Alessi Delfim; e a secretária municipal de Educação, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira. O encontro com alunos do curso de Pedagogia foi promovido pela professora Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli, em atividade prática da disciplina Gestão Educacional e para homenagear a professora Darcy, na noite de quinta-feira (20) desta semana.
“O grande objetivo, primeiramente, foi honrar a professora Darcy e mostrar, de forma concreta o plantio dela, com os frutos que deu e dá. Ela foi a minha professora, eu fui professora da Sirlei. O objetivo pedagógico foi para os alunos estabelecerem relação de toda teoria que estão vendo neste semestre, em livros e artigos”, diz a professora Olga sobre a roda de conversa realizada na sala de metodologias ativas e inovações da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste).
O resultado foi avaliado como muito positivo, considerando que na medida em que as educadoras iam apresentando relatos de suas atuações práticas ao longo das carreiras, os alunos estabeleciam relações com os artigos científicos e os livros, citando trechos e capítulos. “Foi muito legal e prova que quando a gente conhece a teoria, a gente consegue aplicar. Elas tinham a prática e eles [alunos] a teoria”, pontua.
Considerando o fato de que a formação educacional de um indivíduo tem o poder de alcançar gerações futuras, Darcy foi homenageada com muda de tamareira, planta que leva mais de 100 anos para produzir frutos; desde que não seja modificada pela engenharia genética. A simbologia da homenagem está relacionada à prova concreta dos frutos que Darcy tem gerado, como no caso da Olga que passou para a Sirlei e assim por diante.
As convidadas ganharam presentes dos alunos e foram recebidas com a canção Meu Abrigo, do grupo Merlin; cuja suavidade da melodia e a mensagem da letra transmitem sentimentos de afeto, sobre condição de uma pessoa que foi feita para completar a outra. Embora a canção seja voltada à relação amorosa de vida a dois, por analogia pode ser também o sentimento de professor e aluno... “vem viver comigo, o seu colo [sentido figurado] é o meu abrigo”.