Enade avalia 1.300 alunos concluintes em Prudente
O campus 1 da Unoeste ficou movimentado neste domingo (27) de alunos, professores e coordenadores de cursos, em razão das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O exame foi aplicado para avaliar o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. O desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional também foi testado, assim como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição 598.116 estudantes concluintes estavam aptos a fazer o Enade em todo o Brasil. Em Presidente Prudente, 1.330 candidatos foram inscritos, sendo que 1.300 compareceram. As provas foram aplicadas em salas de aula que ficam nos blocos B e H do campus 1. Do lado de fora, professores de todos os cursos da Unoeste e que compartilharam conhecimento com os estudantes da instituição ao longo da graduação, marcaram presença para motivar, dar força e apoio moral aos alunos da Unoeste que fizeram as provas. Também esteve presente o Pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, que prestigiou esse dia importante de avaliação.
Neste ciclo, o Enade avaliou cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Aplicado pelo Inep há 18 anos (desde 2004), o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.