Simpósio de Enfermagem é realizado na Unoeste
Com o tema “Práticas Avançadas de Cuidado”, o 10º Simpósio de Enfermagem, realizado nesta semana na Unoeste, abordou a diversidade da atuação do profissional da área de enfermagem. Participaram alunos, professores e profissionais que atuam em diversos segmentos. Entre os palestrantes, a programação contou com a participação de duas ex-alunas do curso, Keyla Lima e Vivian dos Santos Carvalho.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Dra. Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, a ideia do Simpósio foi trabalhar a inovação e cuidado. “É preciso mostrar para os nossos alunos aqui do interior que a enfermagem é bastante diferente da enfermagem que estamos acostumados, que é aquela que atende hospitais e atenção primária, ou seja, precisamos ver a enfermagem por outras perspectivas, atuando em outras frentes”, fala.
Dra. Larissa destaca que a programação foi desenvolvida para que os participantes pensassem fora da caixa. “As pessoas precisam pensar que a Unoeste oferece a formação para se tornar um enfermeiro, isso é garantido. Dessa maneira, quem se formar aqui estará completamente apto a atuar em uma enfermaria de hospital, numa unidade de saúde. Mas, o que precisamos pensar também é que podemos ir muito mais além. Podemos atuar com estética, trabalhar com cirurgiões cardíacos fazendo a circulação extracorpórea, ou seja, precisamos pensar em inovação”.
Ex-alunas!
Keyla Lima é ex-aluna do curso da Unoeste e conta que é uma honra retornar à instituição na qual se formou. “Tenho uma alegria gigantesca!!! Há 11 anos subi no palco do Teatro César Cava para minha colação de grau, concluí o curso pronta para o mercado de trabalho e com o nome de uma universidade de altíssimo nível em meu currículo. E hoje, retorno ao mesmo palco, mas dessa vez como palestrante, com certeza me encheu de alegria. Espero poder de alguma forma inspirar e contribuir com meus futuros colegas de profissão”.
Enfermeira que atua na Clínica de Estética Avançada em São José do Rio Preto (SP), em sua palestra, Keyla abordou o novo cenário de atuação do enfermeiro na estética avançada. “Trouxe um parâmetro de como tudo começou, o que é preciso para se tornar um Enfermeiro Esteta, quais são as resoluções do COREN, o que é permitido, como é empreender na enfermagem, ter meu próprio consultório e como foi minha trajetória até aqui”.
Para Vivian, que falou sobre “O papel da enfermagem nos serviços do Centro de Processamento Celular e Transplante de Medula Óssea”, é emocionante retornar à instituição. “Me senti honrada pelo convite para retornar ao lugar que foi responsável pela minha formação e o local onde através de grandes mestres eu pude ter a capacidade de estar onde estou”. A profissional ressalta que a universidade foi determinante para sua formação. “A Unoeste foi a base principal para minha formação, a qual me fez entender que daqui podemos ir para qualquer lugar do mundo, pois somos capacitados para tal. Tenho orgulho em ser aluna egressa desta universidade!”, finaliza.