Debate do câncer de mama envolve referência global
A realização do cine-debate sobre o câncer de mama em Presidente Prudente teve a participação on-line de Annie Parker, referência global por ser uma das maiores vozes conscientizadoras e por ter vencido a doença e escrito livro, que espera um dia estar em todos os consultórios do mundo, sobre a sua vida e cura e em relação a perda da mãe e irmã pela mesma enfermidade. O cineasta norte-americano Steven Bersnstein produziu, em 2013, o filme Decoding Annie Parker, traduzido para o português como o título Unidas pela Vida.
Produção cinematográfica que conta as histórias da paciente em busca da cura e da pesquisadora Dra. Mary-Clarie King, geneticista da Universidade de Califórnia, que descobriu o gene BRCA1 e a hereditariedade do câncer de mama e de ovário. Descobertas de quase duas décadas de estudos e que revolucionou a ciência e a oncologia ao proporcionar compreensão sobre as doenças e dar novas perspectivas para o diagnóstico, tratamento e prevenção.
Annie teve câncer de mama em 1980, aos 29 anos de idade; câncer de ovário em 1987; e câncer no fígado em 2006. Sobreviveu a todos e mantém no Canadá uma fundação com o seu nome que oferece suporte a pessoas com câncer de mama e lidera comunidades a favor da conscientização sobre a doença. Essa inserção no debate ocorreu com a intermediação e tradução da administradora de empresas Andreia Zanin, ativista da causa de combate e prevenção ao câncer de mama: o tipo mais comum de câncer entre mulheres no mundo.
Prevenção e combate
A participação de Andreia, também on-line e direto de São Paulo, foi possibilitada pela vereadora Nathália Gonzaga nessa ação do Outubro Rosa e que culminou com a palestra da médica mastologista Dra. Maria Assunção de Azevedo Guedes, de Prudente. A realização da Escola do Legislativo “Dona Ana”, vinculada à Câmara Municipal e dirigida pelo vereador William Leite, teve a Unoeste entre os parceiros e que ofertou serviço de orientação à prevenção e combate ao câncer de mama, através do curso de Nutrição com alunos acompanhados pela professora doutora Sandra Cristina Genaro, especialista em nutrição oncológica.
A ação foi acompanhada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Também apoiaram o debate o Sindicato dos Servidores Públicos de Presidente Prudente (Sintrapp), presidido por Luciana Telles; a 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), presidida por Wesley Cardoso Cotini, o PSDB Mulher, presidido pela farmacêutica Rosilene Martins; e o Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), através do diretor regional Dr. Décio Gomes de Oliveira. Os dois últimos são professores na Unoeste. A organização foi do diretor de comunicação institucional da Câmara de Prudente, jornalista Maycon Morano.