CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Unoeste participa do 4º Rebrats em Brasília


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Entre os dias 16 e 20 deste mês os professores doutores Édima de Souza Mattos e Luiz Euribel Prestes Carneiro estiveram acompanhados da bibliotecária Jakeline Margaret de Queiroz Ortega no 4º Encontro da Rede Brasileira de Avaliação Tecnológica em Saúde (Rebrats). O evento é promovido pelo Ministério da Saúde e contou com a participação de representantes de todos os estados brasileiros, em sua maioria membros dos Núcleos de Avaliação Tecnológica em Saúde (NATS). 

Para a Dra. Édima que responde como coordenadora do Nats da Unoeste, o encontro teve como objetivo principal reorganizar e impulsionar a Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS) em âmbito nacional, cujas ações são especialmente voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus usuários. “Pertencendo ao Ministério da Saúde, criada em 2011, a Rebrats busca promover e difundir a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde no Brasil. Estabelece a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias no contexto de suas utilizações nos sistemas de saúde”, reforçou a professora.

A Dra. Édima relata que foram cinco dias com oficinas, conferências, mesas redondas, metodologias ativas e apresentação de trabalhos científicos. “Podemos destacar o papel da ATS na avaliação de medicamentos de alto custo como os imunobiológicos destinados ao tratamento de doenças raras, câncer, doenças autoimunes. Para sua incorporação ao SUS são necessários estudos rigorosos devido ao alto impacto econômico que representam pelo seu altíssimo custo, representando uma grande sangria de recursos. Outra grande frente são os medicamentos para doenças negligenciadas como Doença de Chagas, Malária, Dengue e Leishmaniose”.

A professora conta ainda que outro ponto abordado foi o descompasso entre a pesquisa que é feita nas universidades e a indústria para produção nacional de novas tecnologias. “Somos grandes compradores de tecnologias e não produtores. Em países desenvolvidos, a indústria financia a pesquisa na universidade com grande integração entre as duas instituições. O Brasil precisa avançar nessa questão. Nesse sentido, a Avaliação Tecnológica em Saúde fortalece a relação do conhecimento científico e a incorporação de novas tecnologias destinadas aos beneficiários do SUS”.

Por fim, a coordenadora do Nats ainda salientou que para os três integrantes do Núcleo da Unoeste, a participação no encontro trouxe grandes benefícios, aperfeiçoamento na elaboração de Protocolos Técnicos Científicos/PTC, conhecimento de gestão e incorporação de Tecnologias em Saúde e fortalecimento do conhecimento científico, já que também reforçaram o contato com outros membros dos Nats e Rebrats bem como conheceram novos e futuros colaboradores em formação. 

Rebrats

A Rebrats é representada por diferentes órgãos governamentais como Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), o que torna o órgão com atuação em diferentes setores responsáveis pela saúde pública e privada no Brasil, em especial aos usuários do SUS.

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem