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A necessidade do planejamento escolar

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No processo de desenvolvimento do trabalho pedagógico vários são os elementos voltados às ações e decisões dos profissionais da escola que devem suprir os objetivos educacionais da instituição e, visar o sucesso no desempenho dos alunos. Dessa forma, as metas traçadas necessitam ser atendidas e para tanto, o planejamento é a melhor opção, uma vez que é a ferramenta que vai definir quais práticas e atividades da escola acontecerão durante o ano letivo. 

Talvez isso ainda não esteja tão claro para quem desenvolve ações pedagógicas, pois ainda há quem questione para que planejar? Para que planejar se já decidi que hoje só vou brincar com as crianças? Para que planejar se hoje vamos apenas assistir um filme? Para que planejar se hoje é gincana? Para que planejar se tem um caderno norteador do trabalho? É só abrir, ler e solicitar que os estudantes façam. 

O poeta William Shakespeare em seu texto ‘Um dia você aprende’ já dizia: “Quando não se sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”. Em se tratando de formação humana, educacional, não se pode ir para qualquer lugar, daí a necessidade do planejamento.

Somente o planejamento, e neste diálogo o planejamento escolar, que é um plano de ação que evidencia seu aspecto prático e determina as tarefas que cada indivíduo realizará, além de se configurar como um projeto realizado pelos professores, gestores e equipe pedagógica, que deve considerar as orientações referentes a obrigatoriedade da educação. Pode auxiliar na conquista das metas pré-estabelecidas. 

Assim, os documentos orientadores do trabalho pedagógico têm a função de nortear e delimitar o que será feito com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino proposto pelas instituições de modo geral. Mas por sua vez, orientam o trabalho pedagógico. As ações a serem desenvolvidas nesse trabalho devem ser devidamente planejadas.

Esta afirmação, já se apresenta como elemento a ser reconhecido como importante para que se efetive a prática de se planejar, porém, não se trata de algo nunca ouvido, aliás, isso já foi ouvido e é reiterado constantemente em espaços escolares, e ainda assim as questões acima colocadas permanecem.

O planejamento escolar envolve questões burocráticas da administração escolar no âmbito da prática pedagógica como os procedimentos de avaliação, projetos gerais e atividades extracurriculares e é a partir desse documento que os docentes tem condições de elaborar seus planos de aula e então efetivar o trabalho pedagógico.

Prever as ações pedagógicas a serem realizadas junto aos alunos é de suma importância para o sucesso do trabalho e avanço no desenvolvimento dos estudantes, é somente assim que se sabe se algo está de fato sendo compreendido por eles, se há a necessidade de alterar algo ou não, de se prever o quanto falta para se alcançar alguma meta, enfim, e isso é primordial no espaço escolar, já que esse é o espaço que lidera a missão para que as metas e os objetivos saiam do papel e se tornem realidade. 

Janaína Pereira é doutora em Educação, docente dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Ciências Biológicas e da Pós-Graduação lato sensu presencial e EAD da Unoeste

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