Aula inovadora interdisciplinar na Medicina de Jaú
A partir da iniciativa do professor de anatomia Vinícius Cestari, e sob a orientação dos professores José de Oliveira Filho (coordenador do curso de Medicina de Jaú), Thiago Candido e Vinícius Coralino, a turma do 1º termo de Medicina no campus de Jaú, teve uma novidade nesta semana. Um modelo inovador da chamada “Aula Integrada Interdisciplinar”. Esse modelo é proposto pelo professor emérito de educação médica na Universidade de Dundee, no Reino Unido, Dr. Ronald Harden. Por ter contribuído com a saúde em todo mundo, ele é considerado hoje a maior referência mundial em Educação Médica.
Com formações diversas, os professores da Faculdade de Medicina de Jaú trabalharam simultaneamente e no mesmo ambiente de aprendizado com os estudantes para desenvolver o tema de “Morfologia da Medula Espinal”. Thiago Candido é biomédico e doutor em Biologia Molecular, enquanto que Vinícius Cestari é fisioterapeuta e pós-doutor em Morfologia, e Vinícius Coralino é médico neurocirurgião e mestre em Medicina.
Iniciando com uma simulação, onde professor Coralino atende um paciente vítima de acidente motociclístico, os docentes usaram imagens de ressonâncias magnéticas em uma tela touchscreen, projeções e telas suspensas em todos os lados da sala para envolver os estudantes nos diversos métodos de ensino combinados e aproveitados na aula. Peças de anatomia e lâminas histológicas também foram usadas.
Para avaliar a efetividade da proposta, os estudantes participaram de dois testes de conhecimento sobre o assunto, um deles aplicado antes da atividade e outro após. O resultado demonstrou que os estudantes experimentaram um aumento na taxa de acertos de 84%, partindo de um patamar inicial de 44%, antes da aula, para 81% de respostas certas após o trabalho.
Além disso, os estudantes responderam uma pesquisa de satisfação após a aula, na qual 94,4% mostraram-se totalmente satisfeitos e nenhum estudante demonstrou total insatisfação com a atividade. Na mesma pesquisa, 78,9% dos estudantes responderam que, em comparação com uma aula tradicional, preferiram essa modalidade de aula. Um dos estudantes comentou: “o fato de ligarem os assuntos faz com que tudo faça mais sentido e me cria maior interesse pelo assunto”.
O coordenador do curso de Medicina parabenizou a iniciativa e o desempenho dos docentes. De acordo com ele, esse modelo de atividades é uma tendência mundial de abordagem inovadora para ensino e aprendizado, compatível com a atual sociedade da informação e com os novos estudantes no contexto da pós-modernidade. “O desafio atual para o sistema de ensino não é apresentar ao estudante o conhecimento, na medida em que tudo está disponível a todo tempo, e em todo lugar, a partir da rede mundial de computadores. Mas sim, aproveitar o período que o estudante está dentro da escola, em contato com os professores, para desenvolver e estimular sua curiosidade, sua capacidade de reflexão, crítica e de aplicação do conhecimento em situações reais, principalmente no ensino superior”, destacou.