Enem: mais de 6 mil candidatos movimentam campus 2
O campus 2 da Unoeste de Presidente Prudente, onde a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicada neste ano, recebeu nesse domingo (5) mais de 6 mil candidatos que fizeram a prova que avalia a qualidade do ensino médio e é considerado hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. No primeiro dia, os candidatos fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. No próximo domingo (11), eles voltam ao campus para as provas de matemática e ciências da natureza. A prova começa às 13h30, mas os portões serão abertos às 12h e se fecham pontualmente às 13h.
Ontem, no primeiro dia, exatos 6.167 candidatos estavam aptos para a prova do Enem que trouxe 45 questões de linguagem e 45 de ciências humanas, além da redação que teve como tema neste ano “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no “Brasil”. No campus, os locais de aplicação da prova se concentraram em salas dos blocos B1 e B3. No B1, as provas foram aplicadas para 44 inscritos. São os chamados candidatos especiais, que requerem cuidados específicos durante a realização da prova. Já no B3 os números foram pulverizados entre os pisos 1 e 2 (2.951 inscritos), piso 3 (1.780) e piso 4 que tinha 1.392 inscritos.
Em Prudente, a prova mobiliza muitos colaboradores da Unoeste que trabalham para que tudo transcorresse dentro da normalidade. Não houve registro de nenhum tipo de ocorrência grave no campus, com exceção de alguns alunos que não levaram documento pessoal e por isso não puderam fazer a prova. E antes dela começar, na chegada dos candidatos, a Unoeste fez uma ação e distribuiu barras de cereais e caneta esferográfica preta que pode ser utilizada pelos candidatos na prova. Todos os candidatos que passavam pelo estande próximo à fonte do B3 foram contemplados.
Jaú e Guarujá
Essa ação da Unoeste também se repetiu nas cidades de Jaú e Guarujá onde existem outros dois campi da universidade. Em Jaú, que teve 3.238 candidatos inscritos, os funcionários estiveram fazendo a distribuição do kit Unoeste nos principais locais de prova – Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, ETEC Joaquim Ferreira do Amaral (Industrial) e Escola Estadual Caetano Lourenço de Camargo (Instituto). Em Guarujá, onde 3.449 estudantes fizeram o primeiro dia do Enem, a distribuição do kit ocorreu no próprio campus, para os mais de 600 candidatos que fizeram a prova na Unoeste.