Liga de Diabetes participa de mutirão de catarata
A Liga Acadêmica de Diabetes (LAD) do curso de Farmácia participou recentemente do Mutirão de Glaucoma e Catarata promovido pela Oftalmo Laser, em parceria com a universidade, no Prudente Parque Shopping, em Presidente Prudente. Além dos alunos da Farmácia, a atividade de extensão também mobilizou estudantes das faculdades de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia da Unoeste. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças oculares e orientar sobre os sintomas e complicações causadas pelo glaucoma e catarata.
Ao todo, foram prestados 350 atendimentos pelos alunos da Unoeste, incluindo a aferição de pressão arterial, glicemia capilar e avaliação dos pés de pessoas com diabetes. Já o total de pessoas da região atendidas no mutirão chegou a 450. Segundo a diretora de pesquisa da LAD e aluna do curso de Farmácia, Janaína da Silva Bombonato, a ação foi de muito aprendizado para os acadêmicos envolvidos. "Essa ação permitiu aos ligantes um contato direto com a população, essencial para sua formação profissional, bem como para os cidadãos, que receberam orientações e adquiriram maior autonomia para desempenhar os cuidados necessários que a diabetes exige diariamente na prevenção de complicações", explicou.
A triagem e as orientações oferecidas auxiliaram a esclarecer os sintomas e os principais fatores de risco, possibilitando o tratamento imediato para evitar complicações. Nesse sentido, a LAD vem desempenhando um papel importante junto à comunidade, especialmente em ações extensivas promovidas pela Unoeste. "Acreditamos que a intervenção no momento adequado pode fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas. A liga tem o objetivo de preparar os futuros profissionais para educar a população sobre suas patologias, os agravos inerentes a elas e desenvolver autonomia no cuidado com a saúde", destacou a professora Dra. Gabriela Haro de Melo, preceptora da LAD.