Psicologia inicia capacitação sobre autismo
Você sabia que uma a cada 36 crianças de até oito anos, nos Estados Unidos, é diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Essa estimativa é do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Aqui no Brasil, não há estudos recentes sobre a prevalência do TEA, mas seguindo essa estimativa americana seríamos em 6 milhões de pessoas com esse tipo de transtorno que apresenta como critérios diagnósticos a presença de déficits na comunicação social, habilidades de interação social prejudicadas e comportamentos restritos e repetitivos (American Psychiatric Association, 2013). Por isso, a pessoa com TEA lida com desafios não apenas na linguagem e no comportamento social, mas também em outras áreas, como desempenho acadêmico/escolar e em habilidades de autocuidado, sendo necessário intervenções que auxiliem no desenvolvimento de diversas habilidades, em busca de uma qualidade de vida adequada.
Foi acerca desse tema de extrema relevância e que precisa ser falado, que o curso de Psicologia da Unoeste deu início na noite de ontem (8), no Bloco B3 do campus 2 de Presidente Prudente, ao Workshop “Princípios Básicos de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo nos Contextos Educacional e Social”. A atividade, que consiste em vários encontros ao longo do mês com um especialista da área, tem como objetivo contribuir com os futuros profissionais fornecendo suporte teórico prático para a aplicação de procedimentos de ensino comportamental nos diversos contextos da vida, a exemplo do social e educacional, alinhando e colaborando com a rede de apoio.
O conteúdo programático atende tanto a normativa da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) como a Norma Reguladora de Certificação (CABA-BR). Quem conduz o workshop é o doutorando Rodrigo Aparecido Engel, especialista em Análise Aplicada do Comportamento (ABA), aplicado ao TEA, Educação Especial e Inclusiva. Atualmente ele é coordenador clínico de equipe multidisciplinar e atua nas áreas de psicologia clínica, análise do comportamento, avaliação psicológica, educação especial e inclusiva.
Ontem, no primeiro dia, ele falou dos conceitos básicos da análise do comportamento, tema este que terá continuidade hoje à noite (9), a partir das 18h30. O restante da programação que vai se estender por novembro pode ser conferido clicando aqui.