CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Alunas de Biomed criam Atlas do Sedimento Urinário


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Três alunas do curso de Biomedicina na modalidade EAD da Unoeste em Guarujá lançaram "Atlas do Sedimento Urinário", como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto, disponível digitalmente, representa uma ferramenta inovadora para a análise microscópica da urina, proporcionando avanços significativos na identificação de células, cristais e outras substâncias presentes no sedimento urinário.

Orientador do trabalho, o professor Walace Rocha explica que a introdução do material “apresenta uma visão geral da importância da análise do sedimento urinário, destacando a relevância da técnica para o diagnóstico e monitoramento de doenças renais e outras condições médicas, apresentando um contexto histórico para melhor entendimento de sua origem”.

Desenvolvimento do projeto

O trabalho foi oficialmente apresentado durante o Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) 2023, onde as estudantes compartilharam os detalhes do desenvolvimento do projeto. 

A aluna Ana Carolina Martins Pinto explica que a criação do material surgiu durante as aulas de Biomedicina. “Identificamos a necessidade em aula prática como apoio ao estudo. Sentimos a vontade de mostrar com figuras e facilitar o estudo, tanto para o aluno no microscópio quanto para o professor nas aulas práticas”.

Paula Isabelle Plaça dos Santos, que também integra o grupo, destacou as dificuldades que encontraram ao longo da pesquisa. “As dificuldades que apareceram foi realizar a pesquisa dos achados e tirar as fotos, fizemos de tudo para que as estruturas encontradas ficassem bem visíveis. A pesquisa levou um tempo para que nós tivéssemos uma boa parte do que é encontrado no sedimento urinário mas assim que concluímos os principais elementos nós finalizamos e deu tudo certo”.

Para a aluna Marcia Domingues dos Santos, o material servirá como “auxílio para discentes e indivíduos da área da saúde, que terão a oportunidade de contextualizar a aprendizagem, saindo do imaginário e indo para o concreto”. 

Serviço

O acesso ao Atlas é gratuito e está disponível neste link

 

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem