Pós Meio Ambiente faz o 1º Encontro de Egressos
O Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPG Madre) da Unoeste, em Presidente Prudente, promoveu na tarde dessa terça-feira (12) o 1º Encontro de Egressos. A iniciativa teve o objetivo de fortalecer a rede de egressos, estimulando que seja sólida e colaborativa. Houve troca de experiências entre os profissionais formados pelo programa e alunos do mestrado e doutorado, incluindo a participação da coordenação e de professores.
Além do fortalecimento, a proposta compreendeu a obtenção de feedback construtivo para o programa e influência positiva nas carreiras. No Auditório Cerejeiras, no campus 2 da Unoeste, em Prudente, teve mesa-redonda com três egressos convidados para compartilhar as suas experiências, falar dos desafios em suas trajetórias profissionais e o impacto do programa em suas carreiras. Também foi reservado momento para perguntas e discussões, conforme a coordenadora do programa Dra. Alba Regina Azevedo Arana.
Os convidados foram a Dra. Nayra Faita, engenheira ambiental que atua como gestora de projetos e cientista de dados geoespaciais; a Dra. Gabriella Cavalhieri, fonoaudióloga especialista em audiologia; e o Dr. Fábio Friol, arquiteto e urbanista, especialista em resíduos industriais para aplicação em materiais de construção civil. Todos doutores em meio ambiente e desenvolvimento regional.
Avaliação positiva
“Foi o nosso primeiro Encontro de Egressos do PPG Madre e foi maravilhoso ver como o programa contribuiu para a formação profissional deles. Alguns estão trabalhando em empresas e outros na docência. Tiveram experiência internacional com o doutorado sanduíche e pós doutorado, como no caso do Lucas Osco que e agora é professor do programa. Também tivemos participação positiva dos nosso alunos; o que nos deixa muito feliz”, diz a Dra. Alba.
“O Encontro de Egressos é uma peça-chave para a continuidade do sucesso do programa, beneficiando não apenas os ex-alunos, mas também contribuindo para a excelência e impacto positivo na área de meio ambiente e desenvolvimento regional. E ainda proporciona oportunidade valiosa para os ex-alunos compartilharem experiências, conhecimentos e insights adquiridos durante e após o programa, fortalecendo a rede de contatos profissionais”, comenta a coordenadora.
Para o egresso Bill Paschoalotto, adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente, cargo que conquistou após o mestrado, o encontro foi muito positivo no sentido de trocar de experiências, saber o que cada um está fazendo, e manter relações com os alunos atuais. Entende que o conteúdo, exposto durante a mesa-redonda e trocado no momento das perguntas, possibilita aprender cada vez mais, inclusive vendo a experiência dos outros. “Espero que todos os anos o PPG Madre realize esse tipo de evento”, pontuou.