Psicologia encerra capacitação sobre autismo
O trabalho de capacitação que abordou o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas crianças e a necessidade por intervenções que auxiliem no desenvolvimento de diversas habilidades, em busca de uma qualidade de vida adequada, foi encerrado nesta semana pelo curso de Psicologia da Unoeste, em Presidente Prudente. O workshop intitulado “Princípios Básicos de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo nos Contextos Educacional e Social” teve início no dia 8 de novembro e foi dividido em oito encontros. Todos conduzidos pelo doutorando Rodrigo Aparecido Engel, especialista em Análise Aplicada do Comportamento (ABA), aplicado ao TEA, Educação Especial e Inclusiva.
Atualmente ele é coordenador clínico de equipe multidisciplinar e atua nas áreas de psicologia clínica, análise do comportamento, avaliação psicológica, educação especial e inclusiva. O objetivo desse trabalho importante foi contribuir com os futuros profissionais da área fornecendo suporte teórico prático para a aplicação de procedimentos de ensino comportamental nos diversos contextos da vida, a exemplo do social e educacional, alinhando e colaborando com a rede de apoio.
O conteúdo programático trabalhado nos encontros atendeu normativas da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e a Norma Reguladora de Certificação (CABA-BR). Ao longo dos encontros foram abordados conceitos básicos da análise do comportamento, comportamento verbal (linguagem), procedimentos de manejo para minimizar comportamentos interferentes e procedimentos para o ensino de novos comportamentos. Toda a dinâmica do trabalho contou com envolvimento e acompanhamento da coordenadora do curso, a professora doutora Regina Gioconda de Andrade.