Alunos de Comunicação debatem empreendedorismo
Colaboração Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste
Alunos do 1º termo de Comunicação Social: Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste realizaram na noite dessa quarta-feira (29), uma mesa de debates com o tema “Empreender em comunicação: como identificar nichos”. A atividade ocorreu no Auditório Jacarandá, Bloco B3 do campus 2, e foi a segunda mesa de debates realizada neste semestre como parte da disciplina “Comunicação em Prática”, ministrada pela professora e jornalista Giselle Tomé.
A gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente e professora da Unoeste, Fernanda de Lima Bagli, e Juliana Rígolo, que atua em uma cooperativa na área da saúde e empreende na área das redes sociais, participaram como convidadas da turma e falaram sobre suas experiências com o empreendedorismo no mercado de trabalho.
Segundo Fernanda Bagli, que também ministra aulas nos cursos de Psicologia, Gastronomia e Arquitetura da Unoeste, o empreendedorismo é uma ferramenta transformadora que vai além da simples abertura de empresas. Ela destaca que ao se engajar no empreendedorismo, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e competências, o que é fundamental no mercado de trabalho atual. “Falar com alunos e mostrar as possibilidades do empreendedorismo é algo muito gratificante, é algo que acredito. Acho que pode transformar a realidade tanto do local onde vivemos, mas também a vida e carreira dos estudantes”, considera.
Formada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo pela Unoeste, Juliana Rígolo que também pós-graduada em Jornalismo Digital, destaca que o empreendedorismo foi crucial para a sua carreira. Ela ressalta que se não tivesse desenvolvido suas habilidades em redes sociais, não estaria no mercado de trabalho atualmente. “Empreender no Brasil na área de Comunicação não é tão fácil, mas existe muitos nichos. Falo que com a pandemia as redes sociais expandiram muito rápido. É muito gratificante voltar e falar um pouquinho das minhas vivências no mercado de trabalho para os estudantes”, comentou.
Envolvimento dos alunos
A estudante do 1º termo de Publicidade e Propaganda, Debora Roberta, integrou o grupo de alunos envolvidos na organização da mesa, e conta que a professora Giselle Tomé selecionou os temas para cada grupo de acordo com as afinidades entre os alunos. “No nosso caso, era mais sobre o tema de empreender e foi onde ela localizou que seria um tema melhor para a gente. Desenvolvemos o projeto, de como produzir os slides e conduzir a conversa a partir das perguntas elaboradas sobre o tema. Foi onde conseguimos realizar hoje [quarta-feira] este debate que foi incrível”, pontua a aluna.
Ana Gabriela Pesente, também do 1º termo de Publicidade e Propaganda, conduziu a apresentação do evento. Ela revela que ficou nervosa, mas no final deu tudo certo. “Achei um tema muito legal de conversar, muita gente tem interesse”, conta a já empreendedora que vende doces caseiros.
Um dos alunos da turma, Gustavo Lopes Cabral, pontuou que a experiência desta quarta-feira foi somada aos conceitos aprendidos em sala de aula. O estudante conta que trabalha como social mídia na administração do perfil oficial de uma empresa no Instagram, e relata que tem a vontade de abrir sua própria agência de publicidade. “Comecei nesta área que estou hoje e recebi vários outros convites, isso abriu muito a minha mente: por que não empreender?”, questionou em tom de entusiasmo.