Alunos realizam ação para prevenção à doença renal
No último sábado (4) estudantes do curso de Medicina da Unoeste realizaram a ação de Educação em Saúde com o foco na prevenção da doença renal crônica. No atendimento, realizado numa Estratégia Saúde de Família (ESF) de Presidente Prudente, os alunos fizeram aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, orientações de hábitos saudáveis, coleta para exame de sangue, papanicolau e PSA. A ação contou com a parceria da Associação de Apoio ao paciente Renal Crônico e Transplantado (Carim) e com a unidade móvel da Associação de Apoio ao Paciente com Câncer de Presidente Prudente.
Para a professora Talita Franco, que integra o Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), durante os atendimentos foram utilizados todos os recursos que contribuem formação acadêmica do aluno. “Utilizamos de metodologias ativas, como a problematização, para estimularem a criação de planos de ação com foco na criação de ambientes saudáveis nos territórios ligados às ESFs de Presidente Prudente e Álvares Machado”.
Ela ainda falou da importância dos alunos trabalharem especificamente com temas importantes como as causas e fatores de risco para a doença renal. “Foram trabalhados fatores a exemplo da hipertensão arterial e diabetes, quais os exames que podem ser utilizados para rastreamento e que os acadêmicos consideraram importante discutirem acerca do tema para que os pacientes tenham a percepção dos sintomas na fase inicial e possam buscar os tratamentos adequados”.