Educa Pontal articula projeto piloto em Narandiba
Pelo Programa Educa Pontal será desenvolvido projeto piloto para dar suporte à comunidade escolar envolvida no Projeto de Vida, que é uma estratégia pedagógica da Secretaria de Estado da Educação para o novo ensino médio, com a finalidade de contribuir, fortalecer e apoiar as escolhas pessoais, sociais e profissionais dos estudantes. Em fase de planejamento, com a primeira reunião na sexta-feira (10), aplicação da ação na Escola Estadual de Educação Integral Professora Takako Suzuki, de Narandiba, poderá ser expandida para escolas de outros sete municípios também vinculados à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, mediante validação do dirigente Enio Magro.
O projeto piloto é uma proposta apresentada pela Dra. Camélia Murgo, professora do curso Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Educação, pelo qual a Unoeste oferta mestrado e doutorado. Projeto intitulado “Orientação profissional como prática educativa na escola de ensino médio: análise de uma proposta de intervenção”, desenvolvido pelos mestrandos Bruno Rissatto Pereira, com os professores, e Bruno Martins, com os alunos. A auto eficácia docente será trabalhada pela Dra. Camélia. O objetivo geral é elaborar e aplicar uma proposta de intervenção e orientação profissional com estudantes, com ferramentas que os auxilie na tomada de decisão para organização de suas carreiras. O mestrando desenvolverá pesquisas com estudantes e professores ligados à disciplina Projeto de Vida.
A intenção também é a de construir propostas para trabalhar cuidados com quem cuida dos alunos: professores e gestores; com rodas de conversas e palestras trimestrais, contribuindo com o Programa Conviva, da Secretaria de Estado da Educação. Além de Enio Magro, da Dra. Camélia e de Bruno, participaram da reunião a diretora da escola Edna Biscaino de Alcântara Ferreira, a professora e presidente do Conselho Municipal de Educação, Ivani Aparecida de Souza Pereira, Elder Magro, Everson Colas dos Santos, Ellen Cristina Dias, Jean Bianchi Moraes, Bruno Ferreira Martins e David Rodrigo dos Santos. O Programa Educa Pontal envolve a Unoeste e a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema.