Laudo pericial na veterinária é tema de palestra
Alunos do curso de Medicina Veterinária participaram na noite dessa terça-feira (21), no Auditório Ipê, Bloco B3, campus 2 da Unoeste, de uma palestra importante que trouxe como tema central o laudo pericial na medicina veterinária, bem como sua importância nos processos criminais e administrativos que tratam da saúde animal. A abordagem do tema foi feita pelo capitão PM Júlio César Cacciari de Moura, comandante da 3ª companhia da Polícia Militar Ambiental de Presidente Prudente.
O evento foi organizado pelo Cagio, o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária Dr. José Giometti. Nele, o capitão Cacciari, assim como é comumente chamado, explicou porque é necessário um laudo pericial para um processo criminal ambiental. Reforçou o quanto o médico veterinário se destaca no quesito de laudos periciais, uma vez que é o profissional responsável por identificar maus tratos, erro médico e identificação de animais, de forma que para o direito penal o laudo se apresenta como peça chave para diversos ilícitos penais.
Destacou ainda que quando o laudo é bem conduzido pelo profissional, o juiz responsável consegue mensurar do que se trata e aplica corretamente a legislação existente para a proteção dos animais, em busca de coibir a violência descabida existente no país. Para se qualificar como perito veterinário, basta se formar na Faculdade de Medicina Veterinária e obter o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária.