8º Baep comemora 4 anos em Presidente Prudente
Os quatro anos do 8º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) em Presidente Prudente é comemorado na sede do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (27). Desde que instalado em 11 de abril de 2019, o grupo de notáveis policiais apresenta um histórico de atividades de prevenção e combate ao crime. Na área de atendimento à comunidade, destaque para a parceria com a Unoeste no Programa Multidisciplinar de Recuperação Equestre, por meio do Grupamento de Cavalaria.
Alta complexidade
Na comemoração, a Unoeste foi representada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Ele apresentou ao comandante do CPI-8, coronel Márcio Maya Garcia Cortez, a saudação do diretor geral da universidade, Dr. César Augusto de Oliveira Lima, detentor da Medalha do Cinquentenário do 18º Batalhão, condecorado em junho de 2019 quando o comando regional da Polícia Militar era do coronel Adilson Luís Franco Nassaro. O convite para o evento de hoje foi do comandante interino do 8º Baep, major André Domingos Pereira.
A área de abrangência do CPI-8 compreende 67 municípios do oeste paulista, com população estimada em 1,2 milhão de habitantes. Conta com Batalhões em Presidente Prudente, Assis, Presidente Venceslau e Dracena. O 8º Baep atua nessa mesma área, em ocorrências de alta complexidade ou de grande envergadura, tais como reintegração de posse e controle de rebeliões em penitenciárias. Em quatro anos apreendeu 5 toneladas de drogas e 144 armas de fogo, recuperou 28 veículos roubados, procedeu 46 mil abordagens em atividades operacionais e vistoriou 9,6 mil veículos.
Trabalho comunitário
Além da Cavalaria para policiamento ostensivo e preventivo, o 8º Baep tem o Canil, com cães de faro e policiamento. A solenidade de hoje contou com as presenças de autoridades militares e civis, incluindo prefeito de Presidente Presidente e presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), Ed Thomas. Também compareceram familiares de policiais que foram homenageados. Estiveram ao lado coronel Márcio Cortez, no momento de apresentação da tropa, os coronéis da reserva Francisco Batista Leopoldo Junior e Adilson Luís Franco Nassaro.
O trabalho comunitário de recuperação equestre envolve policiais da Cavalaria, professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Zootecnia da Unoeste. O atendimento é feito para crianças e adolescentes com deficiências física, intelectual ou outras necessidades especiais. São trabalhadas questões psicomotoras em atividades de equilíbrio, coordenação e força, entre outros procedimentos voltados para melhorar o desenvolvimento físico e o bem-estar social. A Unoeste tem sido parceira da Polícia Militar em vários projetos de alcance social.