Projeto atende alunos da escola Domingos
Alunos da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, localizada no Jardim Guanabara, que fica na zona norte de Presidente Prudente, estão tendo a oportunidade de vivências extramuros. Elas acontecem em atividades do projeto de extensão “Brinquedoteca: espaço de ludicidade, criatividade e aprendizagem”, proporcionadas pelos cursos de Pedagogia presencial e EAD da Unoeste. Com início nesta quinta-feira (13), a programação prosseguirá todas as quintas-feiras à tarde, até o dia 29 de junho.
São beneficiados 40 alunos dos 80 que escola tem inseridos no Programa Cidadescola, pelo qual a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) oferta ensino de tempo integral e integrado. Os alunos da tarde terão atividades em diferentes espaços do campus 2 da universidade, enquanto os outros 40 da manhã estão inseridos em outros espaços da cidade. Para a professora Cássia Renata Emídio de Souza é uma oportunidade de vivenciar outras realidades, diferentes dos seus cotidianos e que podem gerar expectativas de vida.
Além de Renata, as crianças foram acompanhadas nesta primeira atividade por outras duas professoras: Roberta Aparecida Pereira e Adriana Maria Silva Rodrigues. A recepção foi feita pela coordenadora dos cursos de Pedagogia, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, junto com o professor Josué Pantaleão da Silva que desenvolveu atividade de leitura e pintura em gache na Brinquedoteca da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp). Enquanto parte da turma esteve com o professor, outra parte ficou em sala de aula com a professora Roberta.
Pela disciplina de Alimentação Saudável e Cidadania, da matriz curricular da escola Domingos, alunos foram estimulados a escrever em folhas de papel sulfite o máximo de nome de frutas, na medida em que iam sendo escrita na lousa letras do alfabeto. O momento do lanche ocorreu em espaço verde com mesas e bancos de concreto, próximo aos viveiros das tartarugas e jabutis, com os quais as crianças se encantaram. O lanche foi preparado na escola, seguindo a orientação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Conforme a Dra. Danielle, dentre as próximas atividades está programada visita ao Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin). Por meio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a Unoeste tem um histórico de parceria com a escola Domingos, onde em maio do ano passado, pelo Programa Mutirão de Saúde mantido em parceria com a Prefeitura e Associação Comercial (Acipp), ofertou serviços gratuitos de prevenção à saúde e outros para a comunidade do bairro e adjacências, em entendimento com a diretora Clara Cristina Daguano.