Estado realiza na Unoeste oficina regional de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde realiza na Unoeste a oficina de regionalização deste segmento no governo de Tarcísio de Freitas e com o secretário Eleuses Paiva representado pelo secretário executivo Sérgio Okane. O encontro ocorre nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) no auditório Azaléia, no campus 2 da Unoeste, instituição parceira da saúde publica em Presidente Prudente e região; o que também ocorre nos campi da Jaú e Guarujá.
Neste primeiro dia são 16 atividades, das 8h30 às 18h. No segundo dia são quatro, porém mais extensas, das 8h às 16h30. Participam gestores municipais de saúde e prestadores de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de Sérgio Okane, estiveram presentes na abertura Renilson Rehem, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e Júlio Pedrosa, coordenador do sistema Opas.
Outras presenças ilustres foram do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP), representante da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Maria Fátima da Conceição; diretora do Departamento Regional de Saúde da 11ª Região (DRS 11) Marlene Damacena; promotor de Justiça da Saúde, Gilson Amâncio; e secretário Municipal de Saúde de Prudente, Dr. Breno Erbella Casari. São autoridades que compuseram a mesa.
A regionalização tem a finalidade de reorganizar a rede de ambulatórios especializados e hospitais, otimizando a distribuição dos serviços ofertados em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com atendimentos mais próximos de onde moram e sem a necessidade de grandes deslocamentos. A Opas é parceira do governo paulista nessa missão que envolve todos os 645 municípios do estado, visando reduzir desigualdades, aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir filas e distâncias.