Medicina estimula alunos à iniciação científica
O Teatro César Cava, no campus 1 da Unoeste, foi palco nessa segunda-feira (22) do 1º Congresso de Pesquisa Científica em Saúde e 4º Simpósio de Iniciação Científica da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente. O evento, que teve a participação de 200 inscritos, contou com apresentações de trabalhos científicos e palestras. O objetivo principal era estimular o contato de alunos das diversas áreas da saúde com a pesquisa científica, que é fundamental no desenvolvimento profissional do estudante. Os participantes também foram estimulados a enriquecerem seus currículos por meio da pesquisa, de modo que se tornem pesquisadores ainda dentro da faculdade.
O congresso contou com três palestras, entre elas a do Dr. Ítalo Ribeiro Lemes que trouxe como tema principal o seguinte questionamento: “Mas você só estuda?”, abordando trajetória e oportunidades no mundo acadêmico. Houve ainda a apresentação de 40 trabalhos acadêmicos que ocorreram de forma presencial, tanto na modalidade de apresentação oral quanto na exposição de banners.
“Houve uma adesão muito significativa dos acadêmicos da Medicina e foi muito proveitoso porque eles já aproveitaram o evento para apresentar os trabalhos que têm desenvolvido dentro da pesquisa e da extensão. É uma forma deles irem se desinibindo para apresentá-los em congressos em âmbitos nacional e internacional”, disse a professora do curso de Medicina, Luciana Alvares Calvo, que esteve à frente da organização juntamente com a Liga de Pesquisa e Extensão da Medicina. O evento foi realizado no período da tarde e se estendeu para o início da noite.