Prefeitura de Pirapozinho busca parceria com a Unoeste
Nesta semana, a Unoeste recebeu a visita do prefeito de Pirapozinho, Lucas Pandovan dos Santos Pavani, do presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Fernando Vitale, e dos diretores de Planejamento e Desenvolvimento Territorial e Administrativo, Laiana Assef Sapia e Thadeu Henrique Witkowski, respectivamente, além do engenheiro e sócio proprietário da Engetex, empresa parceria da universidade, Robinson Cristovam Silva. Na ocasião, foram recepcionados pelos pró-reitores Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Em seguida, posaram para foto ao lado do diretor geral da Apec, Dr. Cesar Lima e conheceram o Projeto Betha, que compreende ambientes que proporcionam imersão inusitada aos alunos por meio de gamificação e metodologias que podem ser utilizadas para todas as áreas do conhecimento.
O diretor da administração de Pirapozinho conta que a visita foi motivada pela apresentação de uma proposta de parceria entre o município, a Engetex e a Unoeste. “Apresentamos uma proposta para que a Unoeste contribua conosco na construção de um edital de concurso para a elaboração do nosso Núcleo Industrial. A premissa é fazer um edital e trazer alunos das engenharias e que esses alunos possam apresentar projetos com soluções tecnológicas e ambientais. Além disso, por sabermos que a Unoeste possui um comprometimento com a comunidade local e está sempre presente através da Pró-reitoria de Extensão (Proext) em ações de transformação da região. Outro motivo é que todos nós somos filhos dessa casa e conhecemos a expertise da instituição”, pontua.
Para o prefeito do município vizinho a Presidente Prudente, a Unoeste é referência em qualificação profissional. “Estamos aqui porque estamos trabalhando no sentido de levar a inovação para dentro do município. Nosso intuito é elaborar um plano de trabalho e nada melhor do que contar com o apoio da universidade que sabemos que é renomada e onde temos técnicos e profissionais da área que podem nos orientar para um bom resultado. A criação e elaboração de um núcleo industrial dentro do nosso município é um anseio muito grande da nossa população e a gente entende também como uma demanda e uma necessidade muito grande para as empresas dentro de Pirapozinho”.
Já para Robinson, que é sócio proprietário da Engetex, a parceria com a universidade é muito importante. “Estamos aqui há mais de um ano e temos sete estagiários na unidade que fica dentro da Unoeste, essa aproximação é muito bacana. Tenho certeza que a parceria vai perdurar. A junção Unoeste, Engetex e Prefeitura é muito importante para o progresso dessa proposta”.