CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

11ª Unoarte começa propondo exercício da leitura


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Começou na noite dessa quarta-feira (30) e segue até amanhã (01), a 11ª edição da Unoarte – Semana de Arte da Unoeste. Com o tema “Cultura, estética e arte: produções em fluxo e suas leituras”, o evento toma como referência a obra “Filosofia da Caixa Preta”, do filósofo checo-brasileiro Vilém Flusser. Segundo o filósofo, vivemos no momento da pós-história, isto é, período em que textos (escrita linear) são traduzidos em imagens (superfície em que ideias se inter-relacionam) e voltam a ser traduzidos em textos, em um processo circular. Nesse processo, o ser humano aliena-se a ponto de tornar-se incapaz de decifrar os significados das ideias (elementos constituintes da imagem), portanto, torna-se incapaz de ler as imagens. 

Por isso, esta edição da Semana de Arte da Unoeste está propondo o exercício da leitura dos produtos culturais, definidos por Flusser como objetos que possuem informação impressa pelo ser humano.  As atividades começaram ontem à noite, no Auditório Cerejeiras, Bloco B1, campus 2 da Unoeste, com a atividade Leituras do Mundo que teve duas palestras: “Escola, infância e cultura: possibilidades de leitura das representações do nosso tempo, proferida pelo professor Dr. Fernando Teixeira Luiz, da Unesp; e Memórias e Afetividades no Âmbito do Ensino de Artes, conduzida pelo pesquisador, fotógrafo e professor do ensino básico André Camargo Lopes.

Nesta quinta-feira (31), a partir das 19h30, no mesmo local, o segundo dia da Unoarte terá como discussão central a produção cultural como expressão de pensamento. O assunto será abordado pelos produtores culturais Eddie Mansan e Haroldo Lobo, que fará vibrar as cordas de sua viola caipira, além de falar sobre lutieria. A produção cultural é uma área profissional fundamental para a conexão entre artista e público. A atividade também terá transmissão on-line no canal Unoeste EAD no Youtube. 

Amanhã, sexta-feira, último dia da Unoarte, é o dia em que os estudantes de Música EAD e Artes Visuais EAD vão se apresentar. Muitas das participações são remotas, afinal, os estudantes são de diversas partes do Brasil. Haverá exposição da produção em artes visuais, uma das quais já pode ser apreciada no Auditório Cerejeiras, e apresentação musical, que será encerrada com uma homenagem ao Chorão, da banda Charlie Brown Jr., feita pelo estudante Heitor Vilela Gomes (Gomes 8), que já tem uma longa estrada como músico profissional. É importante ressaltar que as produções são de autoria dos estudantes. Será a partir das 19h30, no Auditório Cerejeira, também com transmissão no Youtube.

A Unoarte é um evento acadêmico e artístico com tradição de 11 anos e que até então só envolvia os cursos presenciais de Artes Visuais e de Música da Unoeste. Desde a edição do ano passado, a prevalência desses cursos se dá também na modalidade EAD, o que inclui ainda o curso Letras EAD, de maneira a completar a área de Linguística, Letras e Artes, permitindo um diálogo ainda mais abrangente. O evento tem acontecido de forma híbrida.

Alguma mensagem