Papp Unoeste realiza Atendimento Pré-Hospitalar
No último sábado (23), o curso de Medicina da Unoeste por meio do Programação de Aproximação Progressiva a Prática (Papp) realizou ação formativa sobre curricularização dos alunos na Atendimento Pré-Hospitalar (APH), na Casa do Aprendiz Cidadão (CAC). A professora e facilitadora do Papp Alessandra Martins explicou que existe uma grande importância no atendimento. “Ele é capaz de salvar muitas vidas, em casos de urgência e emergência. Nessas situações, o tempo gasto para os usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] serem atendidos pode ser um fator determinante na boa evolução do paciente”.
Participaram da ação os alunos do 4º termo do curso de Medicina. A atividade buscou estimular os acadêmicos a capacitarem leigos para o Atendimento Pré-Hospitalar. Na formação, foram utilizadas metodologias ativas, como a problematização para estimularem a criação dos Planos de Ação em APH para serem aplicados nas áreas de abrangência das Estratégias de Saúde que são utilizadas como cenários das práticas. Além disso, utilizaram o "Arco de Maguerez" para estimularem a reflexão na ação, após a execução.
O Papp da Unoeste insere os acadêmicos do curso médico em sete Estratégias Saúde da Família (ESFs), dentro do município de Prudente como membros das equipes interprofissionais. “Atender bem é o grande passo para que ocorra a criação de vínculos de respeito e confiança do futuro médico com as pessoas que residem nos territórios ligados às ESFs. Nesse ponto, vale ressaltar que faz muita diferença aplicar a Política Nacional de Humanização [PNH], proporcionando um atendimento humanizado, por parte dos estudantes nos APHs”, finaliza a docente.