Alunas da graduação e pós participam de congresso
O 56° Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, o maior evento deste segmento na América Latina, ocorreu de 7 a 10 deste mês no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no Ocean Place – Centro de Eventos.
A Unoeste esteve representada pela aluna do curso de Biomedicina Isabele Nascimento de Oliveira, e pelas alunas dos mestrados em Ciência Animal e Ciências da Saúde, respectivamente, Poliana de Jesus Demico e Vitória da Silva Proença Hirata.
São alunas inseridas nos Centro de Pesquisa em Toxinologia da Unoeste, liderado pelo professor Dr. Rafael Stuani Floriano, e que apresentaram projetos desenvolvidos em parcerias com o Instituto Butantan e Universidade de Campinas (Unicamp).
O evento recebeu farmacologistas e especialistas da academia, de institutos de pesquisa e da indústria, e representantes das Sociedades Farmacológicas da Argentina, Reino Unido, Chile e Hungria.
Trabalhos apresentados
Pelo mestrado em Ciência Animal, Poliana apresentou o trabalho “Ação hemostática de duas variações intraespecíficas do veneno de Crotalus durissus ruruima (Viperidae: Crotalinae) e neutralização pelo antiveneno terapêutico in vitro”.
Pelo curso de Biologia, Isabele apresentou “Marimastat, um inibidor de metaloprotease de amplo espectro, como uma estratégia farmacológica útil para prevenir distúrbios hemostáticos pelo veneno de Bothrops alternatus (jararaca brasileira)”.
Pelo Ciências da Saúde, Vitória apresentou o trabalho intitulado “Ação protetora de um inibidor de metaloprotease de amplo espectro (Marimastat) sobre os efeitos hemostáticos do veneno de Lachesis muta muta (Surucucu) em roedores”.