Impacto da IA no trabalho dita palestra no Enepe
A noite de encerramento do segundo dia do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe 2024) nessa terça-feira (22) foi marcada por apresentações de trabalhos científicos nas mais variadas áreas do conhecimento, e com a palestra intitulada “O mercado de trabalho antes e depois da IA”. Realizada no Teatro César Cava, ela foi conduzida pelo professor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) e atual secretário municipal de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Prudente, Helton Molina Sapia.
A palestra vai ao encontro com a proposta do Enepe neste ano que está debatendo o tema central “Inteligência Artificial: Impacto nas Profissões”. O principal público alvo foram alunos dos primeiros anos dos cursos da Fipp, a exemplo, da Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação. Além deles, alguns professores da Fipp também acompanharam, assim como o diretor da faculdade, professor Moacir Del Trejo, e o coordenador do curso de Ciência da Computação, Emerson Silas Dória.
Com vasta experiência nas áreas de Sistemas de Informação, incluindo inteligência de negócios e docência em Ciência da Computação, Helton Sapia falou da revolução que tem acontecido com o advento da inteligência artificial, rememorando numa linha do tempo todas as inovações que já ocorreram ao longo das últimas décadas. Ele enfatizou os principais marcos históricos, a exemplo do surgimento do telégrafo, da telefonia, internet 1G, 2G, 3G, 4G e 5G, além do futuro que vem aí.
O palestrante também deixou claro que a IA não vai acabar com todos os empregos, e sim provocar modificações na forma de trabalho, de modo que apesar de alguns serviços deixarem de existir, outros mais vão surgir demandando mão de obra humana qualificada. Por fim, Helton Sapia enfatizou a necessidade dos futuros profissionais da área estarem preparados para encarar essa realidade que já bate à porta.