Marcos Bedendo aborda Marketing H2H no Enepe 2024
Professor de Branding de cursos de Educação Continuada da ESPM e com vasta experiência como executivo de marketing e branding em empresas como Unilever, Whirlpool (Brastemp e Consul), Bauducco e Parmalat, o coautor da obra "Marketing H2H: A Jornada para o Marketing Human to Human”, o Dr. Marcos Bedendo, esteve ontem no campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente, participando do lançamento do livro e sessão de autógrafos à tarde na Biblioteca do campus 2, e palestrando à noite no Auditório Ipê.
Ambas as atividades fazem parte da programação do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Enepe 2024, que termina nesta sexta-feira (25). Acompanharam a palestra estudantes dos cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, além de profissionais da área que se inscreveram na palestra.
Antes da sua fala, os participantes assistiram vídeos gravados por Waldemar Pfoertsch e Philip Kotler, referência mundial em marketing. Autores do livro, eles trouxeram um primeiro olhar sobre a obra e a sua relevância para a sociedade.
Em seguida, Bedenco salientou que o Marketing H2H é uma abordagem centrada no ser humano que defende a construção de conexões genuínas, práticas éticas e relacionamentos duradouros. Aspectos essenciais para a relevância das empresas e a saúde do planeta.
O professor que leciona em MBAs, pós-graduações e cursos livres também destacou as tendências emergentes que moldarão o futuro do Marketing H2H, citando inovações tecnológicas e mudanças socioculturais que transformarão a forma como as empresas se relacionam com seus clientes e stakeholders.
Os desafios que as organizações enfrentarão para manter a autenticidade e a conexão humana em um ambiente cada vez mais digital e automatizado também nortearam a palestra, assim como insights sobre como o Marketing H2H pode evoluir para continuar sendo uma abordagem relevante e eficaz na criação de experiências significativas e duradouras. Acrescentou que esses aspectos são garantidores de que as marcas permaneçam competitivas e conectadas com seus públicos ao longo da próxima década.
“Nova era do marketing”
Marcos Bedendo lançou ao final da palestra, junto com o professor do curso de Marketing da Unoeste, Fabio Rabello, o curso livre "Marketing H2H - A Nova Era do Marketing". A iniciativa tem a duração de dois dias e será realizada em dezembro. O principal público-alvo são alunos da graduação e pós-graduação, profissionais de marketing e gestores de empresas. O curso explora a transformação do marketing tradicional para um enfoque mais humanizado, alinhando-se às demandas do século 21.