Saúde e espiritualidade são discutidos em evento
O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) e a Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”, numa parceria com a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente, realizaram na noite dessa terça-feira (8) o evento “Café Filosófico: Saúde e Espiritualidade – Caminhos de Transcendência”. A preponente da atividade foi a professora doutora Edima de Souza Mattos, coordenadora do Nats.
O evento, vinculado ao Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) 2024, e que neste ano abordará o tema “Inteligência Artificial: Impacto nas Profissões” entre os dias 21 e 24 deste mês, foi realizado na Casa do Médico (sede da Sociedade de Medicina de Prudente). Teve como convidados debatendo o tema espiritualidade, saúde física e mental, o padre Adílson Fernandes, o professor da Unoeste e também artista plástico Josué Pantaleão, e os professores da Faculdade de Medicina e médicos Rita de Cássia Bonfim Leitão Higa, Rodrigo Ferrari Fernandes Naufal e Antônio Cláudio Bongiovani – este último moderador do evento.
Durante o Café Filosófico, foi apresentado que inúmeros estudos têm apontado que a espiritualidade traz benefícios para a saúde física e mental. O entendimento é de que trata-se de conjunto de valores morais, mentais e emocionais que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes e que podem ter conexão com algo transcendente, ou mesmo a fé.