Alunos participam do 1º Hackathon de Publicidade
O auditório Jacarandá, no campus 2 da Unoeste em Presidente Prudente, foi palco na noite dessa quinta-feira (8) da primeira edição do Hackathon de Publicidade. O evento faz parte do encerramento do projeto integrador dos alunos do segundo termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais.
Os alunos aplicaram conhecimentos das disciplinas lecionadas no semestre para criar uma solução tangível: um aplicativo de comunicação interna destinado a empresas de todos os portes. Ao todo, seis grupos apresentaram suas propostas para o jurado composto por profissionais da área. Os convidados foram a gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unoeste, professora Fernanda de Lima Bagli, o gerente de Marketing e Relações Institucionais da Unimed Luis Fante, e o gerente da Volkswagen Liane Paulo Jordão Amorieli.
O grupo vencedor do desafio foi Upcom. Os jurados destacaram que além dos alunos terem apresentado uma proposta tangível, ainda se preocuparam com todos os detalhes da apresentação do projeto. A professora coordenadora do projeto, Priscila Guidini, enfatizou que embora tenha tido um grupo vencedor, todos tiveram um bom desempenho e conseguiram atender, dentro do prazo estipulado, uma proposta concreta. “Eles ainda estão no primeiro ano da faculdade e já desenvolveram um projeto de grande porte”.
Fernanda Bagli, professora que leciona as disciplinas de Empreendedorismo e Inovação em vários cursos da Unoeste, ficou satisfeita com a qualidade do que foi apresentado e enfatizou que os trabalhos têm potencial empreendedor alinhados à demanda. “Os alunos pesquisaram o público-alvo, fizeram o designer dos projetos atrelados a apresentação dos protótipos, demonstraram dedicação e empenho”, citou ela, destacando ainda o modelo escolhido. “O hackathon possibilita o aprimoramento das habilidades empreendedoras dos alunos que atualmente são requisitadas no mercado de trabalho como resolução de problemas”.
O gerente de Marketing e Relações Institucionais da Unimed Luis Fante, disse ter ficado bastante surpreso com o desempenho dos alunos. “O mercado de trabalho vai ganhar bons profissionais.” Ele destacou dois pontos importantes para os estudantes pensarem para os projetos que são a questão da proteção de dados e a inteligência artificial.
O gerente da Volkswagen Liane, Paulo Jordão Amorieli, também elogiou, destacando a preocupação dos alunos com a apresentação e com os pequenos detalhes que fazem a diferença.
Os alunos puderam levar convidados, entre eles, muitos familiares que compareceram. Como a mãe da aluna Maria Eduarda Martins Hernandes Silva, integrante do grupo vencedor, a jornalista Aline Martins Silva Zanfolin, 39 anos. “Para mim, como mãe, foi emocionante ver o resultado de um trabalho que sei o quanto ela se dedicou. Muito orgulho. Fiquei impressionada com tamanha qualidade, tanto com o produto do grupo da minha filha, como dos colegas”.
Ela, que é editora-executiva do jornal O Imparcial, pontuou o desempenho dos alunos. “Como profissional da área da comunicação, fiquei feliz e entusiasmada, porque vem por aí uma geração de grandes talentos e com sede de inovação. Foi uma noite muito linda e voltar à Unoeste, instituição que formei e onde conquistei tantos amigos que levo até hoje, foi sensacional”.
O coordenador da Escola de Comunicação, professor Tchiago Inague, ressaltou o êxito do evento. “Essas práticas inovadoras dos projetos da Escola de Comunicação já se tornaram uma tradição. Esses eventos, com essas metodologias, ajudam na aprendizagem para os alunos”.
Desenvolvimento
O projeto integrador envolve as disciplinas de Criatividade e Inovação, Design de Interface, Fotografia na Web, Linguagem Mutliplataforma, Produção de Conteúdo, Produção e Edição de Vídeo e Projeto Integrador.
O professor Haroldo Oliveira Filippi, que ministra as disciplinas de Criatividade e Inovação e Produção de Conteúdo, explica que os estudantes, antes de tudo, fizeram uma boa pesquisa sobre o objeto de estudo e se preocuparam em achar o diferencial do seu produto, trazendo inovação. “Foi enriquecedor”, comemorou ele.
(Colaboração Escola de Comunicação e Estratégias Digitais)