Visita técnica tem foco tecnológico em cana
O Grupo de Pesquisa Fito-Cana promoveu viagem técnica ao Centro de Tecnologia Canavieira e à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba.
O professor Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa conta que o Fito-Cana, nome que deriva de Pesquisas Fitotécnicas em Cana-de-Açúcar, formou comitiva de 21 pessoas, sendo 18 da Unoeste e três funcionários da Usina Cocal.
A visita foi realizada em parceria com a usina contando com apoio das seguintes empresas: Unimaq-John Deere, Koppert, Laboratório Athenas, All Plant, Liberfós e Aviação Gaivota.
Maior do mundo
Na manhã de quinta-feira (20) estiveram no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), recebidos pelo gerente de desenvolvimento de mercado Henrique Mattosinho que apresentou novas tecnologias de melhoramento de variedades de cana-de-açúcar.
Também conheceram o complexo de laboratórios da empresa que possui o maior centro de tecnologia de cana-de-açúcar do mundo, situado em terras piracicabanas, em uma das regiões mais prósperas do agronegócio brasileiro.
À tarde na Esalq/USP foram recebidos pelos professores Dr. Renan Umburanas e Dr. Carlos Antonio Nascimento e pelos alunos do Grupo de Pesquisa de Estudos em Cana-de-Açúcar (Geca).
Integração de alunos
Na oportunidade, conforme o Dr. Alexandrius, conheceram um projeto de cana-de-açucar e as atividades do Laboratório de Açúcar e Álcool, junto ao do professor Dr. Antonio Sampaio Baptista.
A visita foi uma oportunidade de integração dos alunos da Unoeste, de graduação e pós-graduação, com alunos do grupo de pesquisa em cana-de-açúcar da Esalq; com feedback bastante positivo.
“Os alunos puderam conhecer processos de melhoramento e novas tecnologias a serem lançadas futuramente. A interação dos grupos de pesquisa foi superpositiva, podendo gerar futuras parcerias de estudos entre os grupos”, afirma do Dr. Alexandrius.