CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

7ª Festival de Cinema e Gastronomia Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

A 7º edição do Festival de Cinema e Gastronomia da Unoeste, trouxe inovação e muita criatividade. Com o tema Calor e Fumaça, a apresentação do resultado final dos trabalhos realizados pelos alunos sob a supervisão das professoras Chef Mari Sato e Dra. Thaisa Sallum Bacco ocorreu na noite de segunda-feira (2) no auditório Azaleia e no Salão de Vidro da Gastronomia. Assista aqui os episódios

Entre as novidades desta edição, destacam-se a utilização da inteligência Artificial (IA) na criação do mascote oficial do curso de Gastronomia, o carismático Zé Polvinho, além das gravações externas, que trouxeram um dinamismo especial para as produções audiovisuais. Para a Dra. Thaisa a experiência foi enriquecedora.

“Temos estudado o quanto a inteligência artificial pode ser uma aliada nos processos de produção do audiovisual, resolvemos inovar e aprender sobre. À medida em que compreendemos as suas possibilidades de uso, a sua importância, as perspectivas e possibilidades, conseguimos fazer um bom uso da IA, o que, na verdade, é o verdadeiro objetivo do projeto: usar as ferramentas tecnológicas a serviço da educação”.

O novo mascote da Gastronomia

O simpático Zé Polvinho, que agora representa oficialmente o curso de Gastronomia, nasceu de uma campanha interativa no Instagram do projeto, envolvendo a comunidade acadêmica e o público. A imagem do mascote foi criada com ferramentas de inteligência artificial e ganhou vida por meio de animação videográfica desenvolvida no Laboratório de TV da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais.

Fernando Santos e João Pedro Roque, profissionais da instituição, dirigiram o processo técnico de animação e gravação das narrações do personagem. Para a professora doutora Thaisa Sallum Bacco, supervisora ??do projeto ao lado de Mari Sato, essa experiência foi um marco.

Novos cenários e desafios marcantes

A coordenadora do curso de Gastronomia, Chef Mari Sato, explicou a relevância das gravações externas para a formação dos alunos. “Nesta temporada, o projeto Luz, Câmera e Cocção foi um grande desafio! Utilizamos mais de um local para gravar, sendo um deles o laboratório Calor e Fumaça. Sair de dentro da aula show, que é um ambiente com o que já estávamos acostumados, e ir para o laboratório externo nos trouxe desafios como tempestades no meio da gravação, barulho e questões de logística”.

Essa dinâmica ajudou os alunos a vivenciarem cenários reais de produção, ampliando seu conhecimento sobre a gastronomia enquanto prática profissional. “Cada temporada buscamos inovar. É uma forma de mostrar que a gastronomia não é apenas sobre ensinar receitas, mas sim sobre formar profissionais completos, capazes de atender as demandas do mercado atual”, completou a Chef.

Programação especial e novos episódios

Durante o festival, foram exibidos quatro novos episódios da temporada, cada um explorando uma técnica ou cultura gastronômica relacionada ao tema churrasco. O primeiro episódio é sobre o Burguer Day – inspirado no churrasco norte-americano; seguido do, Kebab: Não é só Sanduíche – apresentando as nuances do churrasco árabe; o terceiro, Na Parrilla – com foco no tradicional churrasco argentino; e o último episódio, Churras do Polvo – destacando o método de cocção fogo de chão.

Toda a temporada já está disponível no canal do YouTube da TV Escola Unoeste e da Gastronomia Unoeste, junto com todo o conteúdo já produzido nas temporadas anteriores, que somam 31 episódios e mais de 80 mil visualizações.

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem