Ciências da Saúde planeja seleção para o doutorado
Com a recente aprovação do doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde planeja a seleção da primeira turma para fevereiro ou março do ano que vem.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (5) em encontro da coordenação com os professores da pós, coordenadores de graduações de saúde, diretor das Faculdades de Medicina, Dr. Murilo Carabepa, e pró-reitor de Pesquisa, Dr. Adilson Guelfi.
O coordenador Dr. Leonardo de Oliveira Mendes disse que assim que for publicado no Diário Oficial o reconhecimento pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o edital do processo seletivo para 10 vagas será publicado na página do Programa.
Na Capes o entendimento é o de estar sendo feito um bom trabalho no mestrado e que o doutorado seguirá o mesmo caminho; que a região oeste paulista precisa da formação de novos pesquisadores e que o Hospital Regional (HR) é importante neste contexto.
No aspecto regional, o vice-coordenador Dr. Vamilton Álvares Santarém citou a proximidade do oeste paulista com os estados vizinhos pelo sul do Mato Grosso do Sul e norte do Paraná; ampliando o leque de alcance de impacto do doutorado.
Plena ascensão
O Dr. Adilson utilizou a escada como referência para falar da ascensão do Programa que teve no primeiro degrau o mestrado, no segundo a avaliação com conceito 4 do Ministério da Educação (MEC) e o terceiro com a aprovação do doutorado.
Sobre o entendimento de novos degraus, o pró-reitor fez referência a produção científica de excelência, com a elevação do conceito. Também enalteceu o trabalho docente e a inserção da graduação em iniciação científica.
As pesquisas envolvem alunos e professores das Faculdades de Medicina em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá; e de outros cursos da área da saúde de todos os campi. O que ocorre também com pesquisas em outras áreas do conhecimento, com outros programas.
O encontro reuniu também coordenadores de outros programas – Agronomia, Educação, Ciência Animal e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – e ocorreu no salão do curso de Gastronomia, com café da manhã.