CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Curso de português básico contemplará refugiados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proext) da Unoeste abre o leque de contribuições ao projeto Semear, pelo qual a 2ª Igreja Nova Jerusalém atende mais de 60 famílias de refugiados da Colômbia, Cuba, Haiti e Venezuela. A partir de abril será ofertado um curso de extensão de língua portuguesa, com aulas até novembro. Enquanto pais estiveram sendo alfabetizados, as suas crianças terão atividades lúdicas. Será aos sábados, com três horas de duração.

Os serviços que serão prestados pelos cursos de Pedagogia presencial, vinculado à Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), e Pedagogia EAD, mantido junto ao Núcleo de Educação a Distância (Nead). São cursos coordenados pela professora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos que participou de reunião na Proext, na tarde de segunda-feira (19) desta semana, conduzida pela coordenadora geral de ações extensivas Cidinha Martines.

Pelo Semear estiverem presentes Edilene Briguenti, Simon e Harume e Isabela Toch. Os cursos de Pedagogia levarão ao projeto atividades que, habitualmente, realizam na Brinquedoteca da Faclepp, para alunos de escolas do ensino fundamental de Presidente Prudente e região, e na Brinquedoteca Itinerante, levada aos municípios pelo Programa Unoeste Transforma: jogos e pintura, entre outras.

Inserção social

O curso de língua portuguesa envolverá também o Programa de Pós-Graduação em Educação, do qual a Dra. Danielle é vice-coordenadora e conta que está sendo desenvolvido o material didático. “Serão contemplados conteúdos de aprendizagem da língua e da gramática; e conteúdos da cultura local/regional, dando aos refugiados elementos de comunicação para que possam se inserir melhor no mercado de trabalho e na sociedade como um todo”, diz. Após a produção do material haverá formação de alfabetizadores voluntários, podendo participar estudantes e professores da Unoeste, de qualquer curso.

Conforme Cidinha, existem entendimentos para ofertar palestras formativas de saúde mental e emocional; e de economia familiar. Pelo projeto Cultura e Ação Social, a Unoeste tem contribuído com a doação de alimentos das cestas básicas que o Semear destina aos refugiados. Alimentos arrecadados com ingressos solidários em shows promovidos pela Comedy Produções junto a Coordenadoria de Cultura da Unoeste, com o envolvimento da Proext, Programa Anjos da Unoeste e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDHU).

Outras contribuições

Em novembro do ano passado, o evento Conexão Carreiras, realizado pela Business School Unoeste (BSU-Unoeste) que é vinculada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, destinou ao projeto Semear 387 kg de alimentos. Em dezembro, foram destinados 50 dos 360 brinquedos arrecadados na Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”, mobilizando parcerias internas e externas.

A ação extensiva dos brinquedos teve participação da Proext, Anjos, NDHU, Núcleo de Estudos Ambientais (Neamb), Educa Pontal, Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema e programa de pós em Educação. Durante o segundo semestre de 2023, também foram prestados serviços do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) da Faculdade de Medicina. Ações que foram noticiadas pela Assessoria de Imprensa da Unoeste, contribuindo para a visibilidade do Semear.

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem