Mutirão contra dengue tem participação da Medicina
Prestação de serviço de prevenção à saúde e recolhimento de produtos inservíveis foram as ações do “Mutirão todos contra a dengue”, sábado (23) no bairro Brasil Novo, na zona norte de Presidente Prudente. Durante a manhã, a Faculdade de Medicina da Unoeste contribuiu com a aferição de pressão arterial e a distribuição de panfletos nas ruas, comércios e casas. Também em parceira com a Prefeitura, a Unimed ofereceu testes de glicemia (diabetes).
O pessoal da Vigilância Sanitária ofereceu orientação de combate ao inseto transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os serviços de saúde foram concentrados na quadra coberta da área de esportes e lazer. Trabalhadores da Prudenco atuaram de manhã e à tarde na coleta de materiais que poderiam contribuir com a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Caçambas foram disponibilizadas na parte externa, para os moradores descartarem os inservíveis, e caminhões percorrem o bairro. Conforme o presidente do Comitê de Mobilização, Acompanhamento e Assessoramento das Ações de Controle da Dengue e Leishmaniose Visceral, Carlos Rocha Santana ‘Kal’, foram coletados materiais que encheram 14 caminhões e recebidos materiais que lotaram quatro caçambas.
O “Mutirão todos contra a dengue” resulta de mobilização histórica a sociedade civil junto ao poder público, por iniciativa do Comitê da Dengue, 29ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Secretaria Municipal de Saúde; com a Unoeste entre os parceiros. As ações estão ocorrendo em bairros com maiores índices de infestação larvária do mosquito e de pessoas contaminadas pela dengue.