Escolares se encantam em integração universitária
Como parte do projeto social “Combatendo a fome por meio da agricultura sustentável”, desenvolvido pelo aluno do curso de Agronomia semipresencial EAD Felipe Baltazar da Rocha com a orientação da professora Dra. Adriana Falco de Brito, novas ações ocorreram na manhã desta quinta-feira (23) em visita agendada ao campus 2 da Unoeste. No dia 29 de abril uma equipe da universidade esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Padoin, em Estrela do Norte. Agora, 63 alunos de lá foram recebidos na universidade, no sentido de fazer integração, conforme disse a coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), professora Cidinha Martines.
A programação começou com visita ao Hospital Veterinário, local de atuação prática dos estudantes do curso de Medicina Veterinária e na sequência o cronograma incluiu a usina fotovoltaica, Sala Betha, estação de meteorologia, centro zootécnico, Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin) e estação de piscicultura. O acompanhamento envolveu, pela Unoeste, os professores Josué Pantaleão e Rosimeire de Souza Santos, com as atuações em monitoria das estudantes do curso de Zootecnia, Jessica Cristina Silva do Vale, e do curso de Ciências Biológicas, Mariana Rafael de Oliveira.
Encantamento e futuro
Felipe fez parte da organização e os visitantes estiveram acompanhados das professoras Cleidemar Pereira, Maria do Socorro, Márcia Batista, Dayene Honório e Marisa dos Santos. Conforme Felipe, a organização e logística da Unoeste agradaram os visitantes e houve encantamento dos alunos em cada ambiente visitado. “Focados em um futuro melhor, puderam observar a grande oferta de cursos que são oferecidos e se interessaram em ingressar na Unoeste. Foi um espetáculo e ainda teve a entrega de brindes e mimos, incluindo doces, garrafas e peixinhos”, comenta.
Todo esse envolvimento teve início na disciplina curricularizada de Ciências Humanas e Sociais, no curso ofertado junto ao Núcleo de Ensino a Distância (Nead), mediante a proposta dos universitários desenvolverem projetos sociais. Felipe optou por implantação da horta na escola Padoin que, através de sua iniciativa, ganhou dimensão ao obter parceria da Prefeitura e através da Proext inseriu seu projeto no Programa Educa Pontal, mantido pela Unoeste e Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema.