CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Unoeste sedia Conferência de Gestão na Saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

O campus da Unoeste em Guarujá foi palco, no dia 16 de maio, da 4ª Conferência Estadual de Gestão da Educação e Trabalho na Saúde, reunindo centenas de profissionais da saúde, educação e estudantes de Medicina. Com o tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, o evento foi conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá.

A intenção da conferência foi proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre a garantia dos direitos e a defesa do SUS, promovendo discussões sobre um ambiente de trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático.

O secretário de Saúde da cidade, Márcio Chaves Pires, destacou a relevância deste debate para o setor. “O intuito é reunirmos os profissionais da saúde, trazendo à tona a importância de rever os interesses desses trabalhadores, destacando a educação permanente, aprimoramento e organização da gestão em saúde”.

Eixos temáticos

Dividida em três eixos temáticos, a conferência abordou temas cruciais para o futuro da saúde pública no Brasil. O primeiro eixo focou na democracia, controle social e os desafios da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde. 

Já o segundo tratou do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS, destacando a agenda estratégica necessária para o futuro do país. O terceiro e último eixo discutiu a educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer, enfatizando a relação entre saúde e democracia.

Para o coordenador do curso de Medicina da Unoeste em Guarujá, Dr. Ronald Pallotta, a realização de um evento deste porte no campus ressalta a importância da instituição como um centro de excelência e inovação na formação de profissionais da saúde. 

“A Conferência de Saúde é um espaço democrático de discussão e articulação coletiva entorno de propostas e estratégias de organização. Neste sentido, a universidade contribui para que os estudantes adquiram autonomia para identificar e utilizar as formas e os meios para preservar e melhorar as políticas públicas nos próximos anos. No evento sediado na Unoeste tivemos 479 participantes, lotando o nosso auditório com uma participação de mais de 400 membros da universidade, entre docentes e estudantes. Elegeram uma aluna como uma das delegadas do município para defender suas propostas à nível estadual e federal, demonstrando protagonismo”.

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem