Debate ambiental envolve ciência e poder público
Nesta semana de transcurso do Dia Mundial do Meio Ambiente a Escola do Legislativo Dona Ana levou o debate científico para a Câmara Municipal de Presidente Prudente. Na quarta-feira (5) e na quinta-feira (6) foi realizado o Congresso Regional do Meio Ambiente. Egressos do mestrado e doutoranda na Unoeste pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional apresentaram resultados de pesquisas que impactam na sociedade.
A condução dos debates foi pelo presidente da escola vereador William Leite, com o cerimonial de Helena Puerta. O programa de pós esteve representado pela vice-coordenadora, Dra. Maíra Rodrigues Uliana. Conforme o coordenador pedagógico da escola, Maycon Morano a proposta de aproximar produções científicas de ações públicas esteve voltada para melhorar a vida das pessoas. A realização envolveu a Câmara, Unoeste e o Comitê de Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema (CBH-PP).
Temas em debate
As palestras foram sobre "O princípio da precaução e a exploração do gás xisto (folhelho) na região de Presidente Prudente”, por André Arana; "A atuação do CBH-PP", pelo secretário executivo, Álvaro Yanagui; A (in)suficiência da legislação sobre benzeno para preservação do meio ambiente natural e saúde dos trabalhadores", com Samira Monayari; e "Desperdício de alimentos e pegada hídrica na alimentação escolar de educandos do ensino público fundamental", por Marcus Ayrton e com participação de Claudiné Oliva, diretora de Educação e Cultura de Bernardes.
Conforme Maycon as indicações dos palestrantes foram do Dr. Silas Silva Santos, juiz em Prudente e professor do programa coordenado pela professora doutora Alba Regina Azevedo Arana e vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), pela qual responde o pró-reitor, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. O evento aberto ao público, de acordo com o presidente da Câmara, vereador Tiago Oliveira, oferece aos inscritos certificados emitidos pela Escola do Legislativo Dona Ana.