CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Leishmaniose é debatida em ciclo de palestras


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Organizado pela MSD Saúde Animal, em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Unoeste, o ciclo de palestras “Leishmaniose: Todos Somos Responsáveis. União entre Medicina, Medicina Veterinária e Vigilância Epidemiológica na Prevenção da Doença” movimentou na noite dessa quinta-feira (6), o Salão Torre de Cristal que fica no campus 2 de Presidente Prudente. O evento, que contou com a presença de vários alunos e profissionais teve ainda a participação da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) e da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). 

A noite voltada ao conhecimento a respeito da doença que é transmitida pelo mosquito palha, que na zona urbana tem o cão como principal fonte de infecção e pode afetar também o ser humano, contou com uma mesa redonda e participação do médico veterinário Márcio Barboza, gerente Técnico MSD Saúde Animal, e da enfermeira Elaine Bertacco, coordenadora da VEM. Também teve a presença de palestrantes de renome na área para abordagem do tema em questão. Entre eles, o médico infectologista e professor da Unoeste, Dr. Luis Euribel Prestes Carneiro, e a dermatologista médica veterinária, Dra. Romeika Reis, que também integra a Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV) e o Brasileish, Grupo de Estudos em Leishmaniose Animal.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unoeste, Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, comentou a importância de debater o tema com especialistas da área dentro do ambiente acadêmico, onde são preparados os profissionais que em breve estarão atuando no mercado. “A Leishmaniose é  considerada uma doença negligenciada que traz sérios problemas que comprometem a saúde única (saúde humana, animal e ambiental).  Discutir sobre formas de atuar frente a esta doença é uma responsabilidade de todos da sociedade. Como nos disse Roneika, ‘é importante tomar medidas de controle ao ambiente, medidas centradas nos cães, medidas voltadas aos flebotominios e políticas públicas eficientes’.  O curso de Medicina Veterinária da Unoeste agradece a parceria com a MSD Saúde Animal e a todos os que participaram deste importante momento de educação e reflexão sobre o tema”, destacou, em tom de gratidão.

 

Alguma mensagem