Alunos de cursos de saúde passam por capacitação
A capacitação para atuação voluntária do projeto Leia no Leito recebeu 58 alunos de cursos da área da saúde, conforme a coordenadora do curso de Psicologia, professora Dra. Regina Gioconda de Andrade.
O encontro ocorreu no final da tarde e avançou no começo da noite de quinta-feira (29) no auditório Azaleia, no campus 2 em Prudente. Foi exposto aos novos voluntários que o projeto parece simples, mas tem complexidade por tocar em aspectos sensíveis.
Os inscritos receberam instruções pela Dra. Regina e alunos que já estavam atuando no projeto e que são suporte para a continuidade: Matheus Santiago Natal da Silva Pires, Fernanda Romano Filizzola e Maria Júlia Roberto Ferraz.
Embora seja voltado para leitura, o projeto abre oportunidade para outras realizações, com a concordância e dentro das normas de procedimentos do Hospital Regional (HR), como ocorreu com o teatro de fantoches no Dia das Crianças.
O projeto Leia no Leito ocorre através do Programa Anjos da Unoeste. As ações contemplam pacientes dos setores de pediatria e hemodiálise; com o objetivo de ajudar a humanizar o processo de internação.
A Dra. Regina contou que o projeto nasceu por iniciativa de aluna da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) Mariana Fernandes Esteves que se tornou médica e a exemplo de outros egressos já não podem mais participar.
A participação é exclusivamente acadêmica para alunos dos cursos de Medicina, Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia e Radiologia.
Como parte de abertura da capacitação, através de QR Code os alunos puderem manifestar o entendimento sobre voluntariado e no centro da nuvem apareceram as palavras empatia, amor e ajudar.