Mutirão de Colposcopia reduz o tempo de espera
Mutirão de Colposcopia atendeu 30 agendamentos de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), na manhã de sábado (31). Foi no Centro Municipal de Especialidades, instalado no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, ao lado do Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo.
Os atendimentos foram prestados pelos médicos Dr. Francisco de Assis e Dra. Érika Fujita, juntamente com as médicas residentes Maria Paula Soares e Lívia Storti e estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), membros da Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.
A presidente da Liga, Caroline Gonçalves Castelo Branco, a diretora de extensão Caroline Joana de Oliveira Valandro e a tesoureira Beatriz Manganaro Dias contaram que estiveram envolvidos oito estudantes, com atendimentos a mulheres encaminhadas por médicos de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Redução de tempo
Natália Vidal Costa Lopes esteve entre as mulheres atendidas e disse ter sido encaminhada pela UBS do bairro Brasil Novo, na zona norte de Prudente. Lá o seu atendimento foi no dia 13 de agosto e a colposcopia estava agendada para 4 de outubro; mas foi reduzido o tempo de espera por causa do mutirão.
Quem também teve o tempo de exame reduzido foi Regiane Pereira, que pelo agendamento inicial faria a colposcopia em 31 de outubro. “Fui atendida no posto de saúde do Ana Jacinta [conjunto habitacional da zona sul] e essa antecipação vejo como importante, pois se for detectado algum problema, já começará o tratamento”, disse.
Também esteve no mutirão uma equipe de representantes dos medicamentos Aché, com doações de amostras grátis à Farmácia Comunitária da Unoeste. O mutirão foi organizado a conduzido pelo enfermeiro Dr. Bruno Alexandre Soto, responsável pelo Ambulatório “Dona Ana”.