Proacad realiza reunião para alinhamento em 2025
Na manhã desta segunda-feira (27), a Pró-reitoria Acadêmica (ProAcad), com apoio do Núcleo de Pedagogia Universitária da Unoeste, promoveu no Auditório Jasmim, campus 1 de Presidente Prudente, a primeira reunião de gestores, ação que compõe o Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste (Enped). O encontro, que acontece mensalmente, reuniu gestores acadêmicos para alinhar processos gerenciais e traçar metas institucionais para 2025.
A professora Darcy Alessi Delfim, coordenadora pedagógica da Unoeste, destacou a importância desse momento de planejamento. “Este é um encontro essencial para traçarmos metas e ações com base nos resultados das avaliações institucionais. Trabalhamos para que os planos dos coordenadores estejam alinhados ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que é o documento norteador do movimento dinâmico da universidade. Queremos sempre garantir que nenhum curso trabalhe isoladamente, mas de forma orgânica, buscando a excelência”.
O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, enfatizou o caráter participativo e estratégico da reunião. “É um espaço de organização e planejamento, que envolve 100% de adesão dos nossos gestores. Nosso objetivo é trazer clareza nas regras e práticas pedagógicas, sempre atualizadas e consistentes, assegurando a qualidade no ensino superior e oferecendo o que há de melhor em aprendizagem e oportunidades para nossos alunos”.
Já o Dr. Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, enfatizou a motivação dos gestores. “O momento foi excelente, marcado pelo comprometimento de todos com os desafios de 2025. Estamos confiantes de que, com planejamento e dedicação, alcançaremos resultados ainda melhores, garantindo a qualidade dos produtos da Unoeste”.
De acordo com a professora e diretora do curso de Medicina Veterinária, Dra. Gláucia Prada Kanashiro, existe uma grande relevância na execução do encontro. “Este primeiro contato do ano traz novas perspectivas, com ideias renovadas e orientações que ajudam a aprimorar o atendimento às demandas dos nossos alunos. As mudanças e atualizações apresentadas nas pró-reitorias são fundamentais para o crescimento da universidade”, finaliza a docente.
A programação abordou temas identificados como prioritários em pesquisas internas, como metodologias ativas, inclusão, novas tecnologias e o perfil dos estudantes da nova geração. Essas diretrizes visam fortalecer o tripé educacional da Unoeste – ensino, pesquisa e extensão – reafirmando o compromisso institucional com a excelência acadêmica.